O Homem do Amanhã, sequência de Superman, está longe de estrear nas telonas, mas já gera muita expectativa por finalmente trazer Brainiac, um dos maiores antagonistas do herói, para os cinemas. O filme explorará uma dinâmica improvável entre Superman e Lex Luthor diante da ameaça do vilão e promete expandir ainda mais o DCU de James Gunn e Peter Safran.
Mas você já ouviu falar na Maldição Brainiac? Pois é, apesar de ser um dos principais vilões do Superman nos quadrinhos e demais mídias, o alienígena colecionador de conhecimento nunca conseguiu ultrapassar os rascunhos iniciais de um roteiro cinematográfico. A seguir, relembre algumas tentativas de adaptar Brainiac que acabaram em cancelamento, demissão ou modificações bruscas:
Nem o Superman de Christopher Reeve trouxe Brainiac
Considerado por muitos (todos os racionais ao menos) o melhor Superman da história, a versão defendida por Christopher Reeve também tentou por duas vezes adaptar Brainiac, porém fracassou em ambas. Em Superman III, por exemplo, Richard Donner planejava trazer o coluano como principal antagonista juntamente com Tom Mankiewicz, mas acabou sendo afastado da franquia antes de concretizar seus planos. No fim, o longa traz uma menção a um supercomputador maligno, no entanto nunca chega a chamá-lo de Brainiac como todos esperavam.

Ainda na mesma franquia, Christopher Reeve sugeriu que Brainiac fosse o antagonista de Superman IV, mas também não teve seu pedido atendido. O filme acabou trazendo o Homem-Nuclear como principal oponente do Homem de Aço.
A infame versão de Nicolas Cage
Superman Lives, o filme solo estrelado por Nicolas Cage com direção de Tim Burton também tentou trazer Brainiac para os cinemas, mas acabou conquistando o cancelamento. Com roteiro de Kevin Smith, o longa mostraria Brainiac fazendo uma aliança com Lex Luthor para derrotar o Superman. Além disso, os vilões dariam vida ao Apocalypse tornando o desafio do Homem de Aço ainda maior.
O longa foi cancelado devido a inúmeras inconsistências no roteiro e a desconfiança da Warner Bros. diante das muitas mudanças aplicadas à mitologia de um personagem tão icônico especialmente após o sucesso colossal da versão de Reeve. O estúdio decidiu seguir com o projeto de Superman O Retorno.

Pouco tempo atrás, vale lembrar, The Flash fez uma referência ao filme nunca lançado, mas o uso de efeitos visuais duvidosos se tornaram piada em todo o mundo e revoltaram até o próprio Nicolas Cage.
Sequência de Superman: O Retorno
Hoje considerado cult por muitos, Superman O Retorno não teve o retorno esperado na época de seu lançamento e isso acabou fazendo o roteiro com Brainiac mais uma vez ser descartado. Pois é, de acordo com declarações do próprio Bryan Singer, a ideia para sequência do longa com Brandon Routh era trazer o colecionador de mundos para as telonas. Mais uma tentativa frustrada.

Nem o visionário conseguiu trazer Brainiac
Pois é, Zack Snyder também pensou em adaptar Brainiac por duas vezes para o extinto DCEU. Segundo relatos, esboços iniciais de Batman VS Superman consideraram o vilão como responsável por unir Superman, Batman e Mulher Maravilha e dar fundação à Liga da Justiça. No corte final, no entanto, a versão do Apocalypse manipulada por Lex Luthor Jr. (Jesse Einserberg) assumiu a função no ato final.
Mas Zack Snyder não descartou a ideia de Brainiac, muito pelo contrário, a intenção do diretor passou a ser trazer ele como antagonista principal de O Homem de Aço 2. No entanto, a recepção controversa de Batman VS Superman e os diversos problemas internos da Warner Bros. que vieram depois acabaram deixando a sequência e o próprio Superman de lado.

Será que James Gunn supera a Maldição Brainiac?
Como vimos, já houveram diversas tentativas de trazer Brainiac enfrentando o Superman nos cinemas e absolutamente todas elas falharam. Mas agora parece que finalmente veremos esse embate na grande tela. James Gunn desenvolve Homem do Amanhã para julho de 2027 e promete finalmente adaptar o colecionador de mundos de Colu confrontando o Superman de David Corenswet. Vale lembrar que o diretor e roteirista do projeto também é copresidente da DC Studios, portanto as chances de interferência são menores que as que outros profissionais enfrentaram no passado.
Mas a suposta venda da Warner Bros. segue movimentando o mercado e muitos fãs temem que isso possa mais uma vez impactar a chegada de Brainiac. Haters (especialmente fãs do Snyderverso) chegam a torcer para que isso aconteça e que James Gunn seja demitido. Seria possível?
