A atriz Famke Janssen, intérprete original de Jean Grey na franquia X-Men, encerrou as especulações sobre uma possível participação em Vingadores: Doomsday. Em entrevista ao Screen Rant, a atriz afirmou que não retornará ao papel, deixando claro que, apesar do carinho pelos colegas de elenco, nunca se sentiu realmente parte do gênero de super-heróis.
“É, para ser sincera, eu não conheço bem o enredo, então não tenho certeza. Não é o meu mundo, nunca foi o meu mundo, na verdade, esse mundo dos quadrinhos”, disse Janssen. “Eu já deveria saber, já estou nele há tempo suficiente. Mas estou muito animada para ver quando sair. Assim como todo mundo, vou descobrir quais são esses enredos e como tudo terminou.”
Um novo capítulo para o multiverso da Marvel
Vingadores: Doomsday é o próximo grande evento do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), previsto para 18 de dezembro de 2026. O filme, que encerra a atual Saga do Multiverso, reunirá heróis de diferentes realidades e universos cinematográficos em uma batalha contra o vilão Kang, o Conquistador, e possivelmente contra novas ameaças resultantes das rupturas temporais mostradas em Loki e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
Rumores indicam que Doomsday também servirá como ponte entre o MCU e o universo dos X-Men, explorando consequências das incursões que estão colapsando linhas temporais inteiras — o que explica o retorno de diversos atores das antigas franquias da Fox, como Hugh Jackman (Wolverine) e Patrick Stewart (Professor Xavier).
Ainda assim, Janssen confirmou que não está entre os nomes envolvidos, encerrando uma era para a sua versão da Fênix, uma das mais emblemáticas mutantes dos quadrinhos.
A última aparição de Famke Janssen como Jean Grey
A última vez que Famke Janssen viveu Jean Grey foi em Wolverine Imortal, em uma breve aparição onírica ao lado de Hugh Jackman. Antes disso, a atriz havia se despedido oficialmente do papel em X-Men: O Confronto Final (2006), quando sua personagem morre nos braços de Logan após ser consumida pela entidade Fênix.

Posteriormente, uma versão mais jovem da personagem foi interpretada por Sophie Turner em X-Men: Apocalipse (2016) e Fênix Negra (2019), encerrando o ciclo da saga mutante sob o comando da Fox.