Em entrevista ao The Daily Show, exibida nos Estados Unidos em 16 de fevereiro, o ator Wagner Moura comentou a relação entre o contexto político brasileiro e o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Durante a conversa, Moura creditou a origem da obra ao cenário vivenciado no país entre 2018 e 2022.
“O filme tem recebido um grande reconhecimento desde o Festival de Cannes. E em um dos prêmios que recebi, eu agradecia a ele [Bolsonaro]. Sem ele, não teríamos feito o filme”, declarou o ator.
“O filme nasce a partir da perplexidade compartilhada por mim e Kleber Mendonça Filho diante do que estava acontecendo no Brasil entre 2018 e 2022. Este homem, que foi eleito democraticamente, veio para trazer de volta valores da ditadura militar para o Brasil do século XXI.”
Ainda durante a entrevista com Jordan Klepper, Wagner Moura criticou a Lei da Anistia de 1979, afirmando:
“Existem coisas que não podem ser esquecidas e nem perdoadas. O Brasil está, finalmente, superando um problema de memória ao mandar para prisão pela primeira vez pessoas que atentaram contra a democracia.”
“O próprio Bolsonaro está na prisão. O Bolsonaro jamais teria existido politicamente se não fosse a anistia.”
Na mesma participação, o ator ainda reforçou a importância de retratar a ditadura militar no cinema:
“Eu acho que temos que continuar fazendo filmes sobre a ditadura. A ditadura ainda é uma cicatriz aberta na vida brasileira. Aconteceu há 50 anos apenas. De 2018 a 2022, tivemos um presidente de extrema-direita, fascista, no Brasil, que é uma manifestação física dos ecos da ditadura. Então a ditadura ainda é muito presente no cotidiano brasileiro.”
As falas geraram repercussão, principalmente entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Wagner Moura indicado ao Oscar
No último dia 22, Wagner Moura foi oficialmente indicado ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Ator por sua atuação em O Agente Secreto, tornando-se o primeiro ator brasileiro a alcançar esse feito.
O filme, que também foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco, segue em cartaz nos cinemas brasileiros.
Sinopse de O Agente Secreto
Ambientado em Recife, no ano de 1977, o longa conta a história de um professor universitário que tenta escapar da perseguição do regime militar. A obra é dirigida por Kleber Mendonça Filho, com roteiro original inspirado em eventos históricos.
Siga o QG no Instagram
Descubra mais sobre Quartel General
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
