⚠️ Alerta de spoilers: este artigo revela informações importantes do final de Thunderbolts ⚠️
Thunderbolts chega oficialmente aos cinemas nesta quinta-feira, 1º de maio, e o filme já esclarece um dos maiores mistérios envolvendo seu título: o asterisco ao lado do nome. Afinal o que significa o símbolo? A resposta não só tem peso simbólico, como está diretamente ligada ao final do longa e às consequências no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).
O novo time de “Vingadores” e o conflito com Sam Wilson
Em Capitão América: Admirável Mundo Novo, o presidente dos Estados Unidos, Thaddeus Ross, pede que Sam Wilson monte uma nova equipe de Vingadores. Após os eventos de Ultimato, o mundo estava sem seus principais heróis.
Entretanto, em Thunderbolts, é Valentina Allegra de Fontaine quem toma a frente da situação. Ao final do filme, após o grupo derrotar a ameaça do Vazio — versão maligna do Sentinela — os sobreviventes surgem na imprensa com um novo nome: Os Novos Vingadores.
Quem são os Novos Vingadores?
Portanto a equipe anunciada por Valentina conta com:
- John Walker (Agente Americano)
- Yelena Belova (Viúva Negra)
- Alexei Alanovich (Guardião Vermelho)
- Bucky Barnes (Soldado Invernal)
- Fantasma
O plano original da agência era preencher o espaço deixado pelos Vingadores com uma nova figura de poder. Para isso, foi criada a substância que deu origem ao Sentinela. Contudo, o experimento fugiu do controle e resultou em uma ameaça devastadora, o tal “Vazio”.

Sam Wilson discorda e tensiona o futuro da equipe
Apesar do sucesso da missão, Sam Wilson, o atual Capitão América, não reconhece o novo grupo. De acordo com o próprio Bucky, houve uma tentativa de conversa entre os dois, mas a reunião terminou em desentendimento.
Esse embate evidencia uma divisão dentro da nova fase do MCU: enquanto o governo deseja controle total sobre os heróis, figuras clássicas como Sam ainda defendem valores herdados da equipe original.