A repercussão das indicações ao Oscar 2026 ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (23), quando o perfil oficial do filme Sirat, dirigido por Oliver Laxe, foi tomado por comentários de brasileiros. O motivo? Uma declaração polêmica do cineasta ao comentar a presença de O Agente Secreto, longa brasileiro de Kleber Mendonça Filho, entre os indicados.
Durante sua participação no programa espanhol La Revuelta, Laxe ironizou as conquistas brasileiras:
“Eu gostei do filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele.”
A fala foi rapidamente interpretada como desdém ao cinema nacional, especialmente pela sugestão de que a vitória brasileira seria fruto apenas de uma suposta quantidade de votantes, e não da qualidade da obra.

Invasão brasileira nas redes de Sirat
A resposta veio em forma de humor. Diversos brasileiros invadiram o perfil de Sirat no Instagram com emojis de sapato, memes da novela Avenida Brasil, vídeos de Wagner Moura e frases irônicas como:
- “Respeita o Brasil.”
- “O choro é livre.”
- “Muito obrigada pelo toque Lucinda, a coisa que eu mais prezo nessa vida é conselho de mendiga!”
O episódio relembra situações anteriores, como o ataque digital sofrido por Karla Sofía Gascón durante a temporada de premiações envolvendo Emilia Pérez e Ainda Estou Aqui.
Sirat disputa com O Agente Secreto na categoria de Melhor Filme Internacional e também concorre em Melhor Som na 98ª edição do Oscar.
Siga o QG no Instagram
Descubra mais sobre Quartel General
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
