A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta-feira (22) a lista oficial dos indicados ao Oscar 2026, e o que muitos fãs temiam acabou se confirmando: nenhum filme de super-herói entrou entre os principais indicados.
Títulos como Capitão América: Admirável Mundo Novo, Quarteto Fantástico e Thunderbolts, todos da Marvel Studios, não foram lembrados em nenhuma das categorias. O caso mais notável foi o de Superman, primeiro filme do novo DCU, que chegou a ser citado nas prévias da categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas ficou de fora da seleção final.

O longa estrelado por David Corenswet teve desempenho satisfatório nas bilheterias, considerando tratar-se de um projeto inaugural de universo, mas segue dividindo opiniões entre público e crítica. Ainda assim, a expectativa era que ele garantisse pelo menos uma vaga nas categorias técnicas.
O apagão do gênero nos prêmios mais prestigiados do cinema não passou despercebido, especialmente após anos em que longas como Pantera Negra (2018) e Coringa (2019) conseguiram furar a bolha e disputar estatuetas importantes — incluindo Melhor Filme.
É claro que parte da crítica ainda reconhece o impacto cultural dos heróis no cinema. Mas a ausência total em categorias como Trilha Sonora, Figurino ou mesmo Efeitos Visuais levanta a dúvida: a era das superproduções de heróis está mesmo chegando ao fim?
A resposta definitiva ainda não existe. No entanto, a mensagem enviada pela Academia este ano foi clara: em 2026, os heróis ficaram de fora.
Quais filmes foram indicados ao Oscar de Melhor Efeito Visual?
Anos atrás era comum vermos ao menos um filme do gênero de super-heróis entre categorias técnicas, especialmente figurino e efeitos visuais, e muitos acreditavam que em 2026 teríamos o filme de James Gunn na lista oficial. No entanto os indicados foram:
Melhores Efeitos Visuais
- Avatar: Fogo e Cinzas
- F1: O Filme
- O Autocarro Perdido
- Pecadores
- Jurassic World: Recomeço

Melhor Figurino
- Avatar: Fogo e Cinzas
- Frankenstein
- Hamnet
- Pecadores
- Marty Supreme
Mas e você, acha que Superman foi injustiçado ou realmente não mereceu a indicação?
Siga o QG no Instagram
Descubra mais sobre Quartel General
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
