O ex-showrunner de X-Men ‘97, Beau DeMayo, voltou a expor bastidores nada amistosos da Marvel Studios. Segundo ele, o presidente Kevin Feige não só ignorou o sucesso estrondoso da animação, como teria ficado “ressentido” com a repercussão positiva — algo que, na visão de DeMayo, superou qualquer projeto recente do estúdio.
Em uma longa publicação no X (antigo Twitter), o roteirista disparou:
“Vamos falar sobre como Kevin e Nate Moore [produtor] e a própria Marvel falam sobre a única coisa que saiu do estúdio e que foi universalmente amada? Ah, é verdade, eles não falam. Aliás, Feige e seu aclamado ‘parlamento’ nem sequer compareceram à estreia de X-Men ’97. Um dos membros da equipe estava no elevador no dia da estreia e mencionou isso. Repararam também como todo mundo do estúdio fala como Deadpool & Wolverine recolocou os mutantes nos holofotes? Desculpe, mas a série animada foi responsável por isso, e até Ryan Reynolds reconheceu isso. Kevin Feige e seus bajuladores odiaram que o que eu alcancei com minha equipe estivesse recebendo todos os elogios.”
Segundo DeMayo, a falta de reconhecimento não foi o único problema. Ele afirma que a recepção calorosa de X-Men ‘97 por parte do público principal do MCU incomodou Feige e outros executivos, levando a uma postura hostil:
“Antes que pensem que estou sendo egoísta, destaco o seguinte: sob minha liderança e visão, minha equipe e eu criamos um projeto que repercutiu no público-alvo do MCU de uma forma que Kevin e seu Parlamento não conseguiram fazer em mais de uma década. Em vez de analisar isso e replicar nosso foco no desenvolvimento dos próximos projetos, eles me difamaram e ameaçaram taticamente a equipe para que não se manifestassem, enquanto continuavam a manipulá-los. Lembrem-se, um executivo de alto escalão da Marvel me disse no ano passado que Kevin se ressentia do meu trabalho…”
Demissão polêmica de Beau DeMayo
A troca de comando na série aconteceu logo após a polêmica demissão de DeMayo, pouco antes do lançamento da primeira temporada. O cargo de showrunner passou para Matthew Chauncey, que agora lidera os estágios finais da produção da 2ª temporada.
Os novos episódios de X-Men ‘97 têm previsão de estreia para algum momento de 2026 no Disney+.
Fonte: The Hollywood Reporter