A primeira temporada de X-Men ’97 foi um verdadeiro sucesso no Disney+, conquistando tanto fãs da animação original quanto novos. Mas antes mesmo da estreia, o revival se envolveu em uma grande polêmica: a demissão de seu principal criador e roteirista, Beau DeMayo.
Poucos dias antes da estreia, a Marvel Studios anunciou o desligamento de Beau DeMayo do projeto sem entrar em muitos detalhes. Agora, meses depois, o roteirista finalmente rompeu o silêncio e acusou a Marvel de homofobia em seu afastamento. De acordo com ele, a Marvel decidiu retirar seu nome dos créditos porque compartilhou uma arte de fã que o mostrava com as roupas do Ciclope de forma sexualizada no dia do Orgulho LGBTQIA+. Ele ainda diz que sua demissão tem relação com a mesma postura que sofreu trabalhando com o estúdio. Em uma longa carta aberta no Instagram, Beau disse:
“Em primeiro lugar, sou grato por ter trabalhado em X-Men ’97 e um pessoal incrivelmente talentoso. Criar o revival foi um sonho realizado e o apoio dos fãs é tocante. Porém sinto isso me pressionando a falar sobre a saída da série. No próximo slide está a fan-art de X-Men que publiquei no Instagram no Dia do Orgulho LGBT, em junho. No dia 13 de junho, a Marvel enviou uma carta me notificando que eles tiraram meus créditos na 2ª temporada por causa desse post. Infelizmente, este é o acontecimento mais recente de um padrão preocupante que sofri enquanto trabalhava em X-Men ’97 e Blade. Terei mais a dizer em breve, mas preciso dar um tempo das redes sociais para encontrar um espaço mais seguro para que eu possa ser assumido, orgulhoso e nerd.”

Ele ainda previu que o estúdio justificaria que sua demissão aconteceu devido a quebras de contrato:
“A verdade será revelada. Após o desastre deles no Disney+, a Marvel quer desviar o assunto com supostas quebras de contrato por causa de publicações no Twitter. É trágico que tenha chegado a isso, mas não é surpreendente. Fique atento.”
A Marvel responde às acusações de Beau DeMayo
Como era de se esperar, a Marvel veio a público para rebater às acusações do roteirista e, assim como ele previu, disse que ele descumpriu cláusulas do contrato:
“O sr. DeMayo foi demitido em março de 2024 após uma investigação interna. Dada a natureza flagrante das descobertas, cortamos laços imediatamente, e ele não tem mais nenhuma afiliação com a Marvel.”
De acordo com fontes do The Hollywood Reporter, parte do contrato firmado entre DeMayo e a Marvel exigia que ele não falasse nada sobre a série nas redes sociais, preservando detalhes da trama do revival. O descumprimento da suposta regra teria motivado a remoção de seu nome dos créditos da segunda temporada. Já segundo a Variety, a investigação interna da Marvel Studios se motivou diante de uma “conduta sexual inadequada” de Beau DeMayo nas redes sociais.
X-Men ’97 continua sem Beau DeMayo
Com a demissão de DeMayo, além da segunda temporada praticamente pronta, Matthew Chauncey, de What If…?, assumirá o papel de produtor executivo e roteirista a partir da terceira temporada já em desenvolvimento.