O revival dos X-Men de 1997 sequer começou e já está em meio a polêmicas. Recentemente, algumas artes promocionais da nova animação surgiram nas páginas dos quadrinhos da Marvel e enfim revelaram a presença do Mancha Solar. O personagem brasileiro é querido por muitos, além de extremamente poderoso. No entanto, algumas pessoas não gostaram do visual do herói no novo projeto e decidiram atacar o produtor e roteirista Beau Demayo.
Os haters foram às redes sociais de Demayo com acusações de whitewashing, algo como embraquecimento. De acordo com eles, Roberto da Costa, o Mansha Solar, teve sua pela embranquecida para X-Men ’97. Além disso, muitos dizem que Beau Demayo, que é negro, é um traidor de sua raça por permitir isso. Enfim, em meio às acusações, o produtor publicou uma carta lamentando as acusações e ataques e decidiu deixar as redes por um tempo:
“Bem, pessoal, é triste dizer. Esta página ficará escura por um tempo. Pode ser uma semana. Pode ser um ano. Eu não dormi. Defender o que você acredita importa. Eu valorizo as opiniões dos fãs, mas a grande quantidade de críticas ácidas nas últimas 24 horas é realmente desgastante e, na verdade, corre o risco de trabalhar contra o que vocês estão tentando fazer, pois agora está fechado um ponto de contato, porque tenho que me proteger.”
“Eu já disse várias vezes, aqueles de vocês que falaram com respeito, eu prometo. Vocês serão ouvidos. Muitos de vocês ficaram emocionados e passionais. Eu fiquei também. É um tema sensível. Eu me desculpei. Acontece. Vocês definitivamente ouviram.”
“Mas aqueles que atacaram meu corpo, estilo de vida, inteligência ou que me chamam de traidor da raça por causa de um vazamento, que eu nem posso discutir no momento. Não sou a pessoa típica que você vê nesta posição com esse tipo de propriedade intelectual, e quando os usuários começam a tentar me denunciar ou me fazer ser demitido, é desanimador. Agora, só porque sou desta raça ou daquela identidade não significa que sempre concordaremos. Valorizamos o individualismo. Parte do que defendo sobre a representação é a chance do indivíduo finalmente contar sua história com sua voz. Então, se eu particularmente não gosto do Conselho Silencioso, não é uma questão de vida ou morte, e me atacar e zombar de mim sobre isso na verdade funciona contra os princípios centrais de elevar e inspirar novos criadores.”
“De qualquer forma, podemos colocar esse trem de volta nos trilhos, mas até lá… Paz, X-Fãs.”
Mais sobre o Mansha Solar
Em 2020, o Mansha Solar ganhou uma adaptação cinematográfica, especificamente no filme Os Novos Mutantes. No filme, o personagem teve interpretação de Henrique Zaga, ator brasileiro que não é negro.
Enfim, vocês acham que as acusações contra a nova animação dos X-Men tem razão?
Roteirista diz que X-Men Dias de um Futuro Esquecido abriu Multiverso nos cinemas
Simon Kinberg defende que X-Men Dias de um Futuro Esquecido abriu caminho para as sagas multiversais no cinema
X-Men 97′ | Atriz fala sobre papel de Vampira no revival da animação
Lenore Zann está de volta como dubladora da Vampira em X-Men 97′, revival da clássica série animada
X-Men | Rebecca Romijn critica Brett Ratner e defende Bryan Singer
Antes de Jennifer Lawrence assumir o papel de Mística em X-Men: Primeira Classe, o papel pertencia a Rebecca Romijn nos cinemas. A atriz interpretou a vilã metamorfa em três produções, mas teve experiências conflitantes com os diretores nos bastidores. Falando sobre ao The Independent, Rebecca confirmou que sua experiência com Brett Ratner em O Confronto…