
Viúva Negra estreou no último dia 9 de julho gerando uma boa repercussão entre os fãs do Universo Compartilhado da Marvel e também tendo um bom retorno no faturamento, tanto nas bilheterias quanto no Disney+ através do Premier Access, mas pouco mais de uma semana depois, as coisas mudaram e o filme estrelado por Scarlett Johansson acaba de bater um recorde nada agradável. Em seu primeiro fim de semana nos cinemas dos EUA, “Viúva Negra” registrou US$80 milhões, mas sete dias depois a bilheteria do filme caiu em torno de 67,5%, maior queda registrada para qualquer filme do UCM.
Na bilheteria doméstica, o filme fez cerca de US$26 milhões nesse fim de semana, e a queda extravagante revoltou a Associação Nacional de Donos de Redes de Cinema, que soltou uma declaração “culpando” o lançamento simultâneo nos cinemas e Disney+ pelo recorde negativo:
“Apesar das afirmações de que essa estratégia de lançamento improvisada na pandemia é um sucesso para a Disney e para o modelo simultâneo, isso demonstra que um lançamento exclusivo nos cinemas traz muito mais lucro para os acionistas em qualquer ciclo da vida de um filme[…] Isso ignora que o lucro do Premier Access não é dinheiro novo, mas sim algo que foi retirado de um modelo mais tradicional da janela de lançamento de vídeo on demand, que agora não é mais uma opção. Combinado com o lucro perdido dos cinemas e o lucro esquecido do lançamento tradicional de PVOD, a resposta para essas questões vai mostrar que o lançamento simultâneo custa dinheiro para a Disney nos lucros por espectador, durante toda a vida do filme.”
Não é a primeira vez que os Donos de Redes de Cinemas dos EUA conflitam com os estúdios por conta do lançamento híbrido nos cinemas e serviços de streaming, que estaria gerando um desinteresse por parte do público pela ida às salas de cinema. Vale lembrar que essa medida tem sido adotada pela Disney, Warner Bros e outros estúdio por conta da pandemia, que além de fechar as salas de cinema por algum tempo, também levou muitos empresários do ramo à falência, tanto que hoje, mesmo com boa parte da população norte-americana vacinada, nem todos os cinemas conseguiram reabrir. Outra questão que tem impactado os lucros de Viúva Negra e de outros filmes do gênero é que o lançamento em streaming não gera lucro muito superior que o on demand gerava, além de “facilitar” a pirataria, levando os projetos para as redes em alta qualidade quase que imediatamente, algo que é mais demorado quando os filmes são lançados exclusivamente nos cinemas.
Outra coisa que vale pontuar são as críticas que “Viúva Negra” tem recebido nos últimos dias, em especial em relação à adaptação do vilão Treinador, que não agradou boa parte dos espectadores. As críticas geram, de certa maneira, um desânimo naqueles que ainda não assistiram ao filme.