
POR ADAILTON MORAES
O lançamento simultâneo nos cinemas e no Disney+ através do Premier Access foi oficialmente finalizado, como confirmou o CEO da empresa Bob Chapek em recente entrevista. A partir de agora os lançamentos do estúdio, incluindo os filmes do Universo Compartilhado da Marvel Studios, estrearão exclusivamente nos cinemas, chegando à plataforma de streaming apenas 45 dias depois, sem custo adicional. A ideia do novo formato é ampliar a retomada e o interesse pelos cinemas, que sofreu grande queda com a possibilidade de conferir os lançamentos simultaneamente no Disney+ Premier Access e gerou alguns problemas contratuais, como por exemplo o processo movido pela atriz Scarlett Johansson contra a empresa.
O Premier Access nada mais era que uma taxa adicional de R$69,90 para conferir as estreias no conforto de seu sofá com o Disney+, ou seja, além dos R$27,90 da assinatura do serviço, os assinantes pagavam o valor adicional e não precisavam ir aos cinemas em plena pandemia. Essa possibilidade agora chegou ao fim. Mas alguns fãs do Universo Cinematográfico da Marvel não estão nada satisfeitos com a ideia e agora ameaçam boicotar o próximo lançamento nos cinemas, acreditando que não vale a pena “arriscar” a ida às salas de cinema. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem previsão de estreia para setembro de 2021, exclusivamente nos cinemas agora, e pode sofrer com o fim do Premier Access, principalmente agora que uma nova variante do coronavírus, mais contagiosa, tem preocupado as autoridades de saúde de todo o mundo.
Nas redes sociais, alguns fãs mais ferrenhos do UCM estão revoltados com o fim do Premier Access e a impossibilidade de conferir o primeiro filme de um herói oriental do universo compartilhado na mesma data do lançamento nos cinemas. Segundo eles, o novo método da Disney é indiferente à variante Delta e coloca o público em uma situação arriscada:
“Nunca perdi uma estreia da Marvel e eu queria muito prestigiar esse marco da representatividade, mas simplesmente não vale a pena arriscar minha vida.”
comentou um usuário do twitter
Embora Bob Chapek não tenha ligado a mudança de estratégia da Disney ao processo movido por Scarlett Johansson contra a empresa, acredita-se que isso tenha influenciado. Para quem está por fora, a atriz processou a Disney após o lançamento simultâneo de Viúva Negra nos cinemas e Disney+, alegando quebra de contrato, que garantia uma porcentagem do valor arrecadado nas bilheterias mas não se referia ao Premier Access. A Disney nega todas as acusações e afirma que Johansson não perdeu nada com o método de lançamento. O advogado do estúdio inclusive disse que tudo não passa de “uma jogada de marketing” da atriz e sua assessoria.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis conta a história do personagem titular interpretado por Simu Liu. No filme, Shang-Chi precisa reviver o seu passado com a Ordem dos Dez Anéis, liderada por seu pai que é ninguém menos que o verdadeiro Mandarim. O longa dirigido por Destin Cretton também estabelecerá uma ligação direta com o primeiro filme do Homem de Ferro, uma vez que a organização criminosa liderada pelo Mandarim foi a responsável pelo sequestro de Tony Stark.
Mas e você, pretende conferir ao lançamento nos cinemas? Deixe sua resposta nos comentários.