
POR ADAILTON MORAES
Round 6 estreou muito bem na Netflix e vem conquistando bons números de espectadores e se tornando cada vez mais popular nas redes sociais. Até o momento, a série sul-coreana mantém 100% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e 88% na aprovação da audiência, e há quem diga que pode se tornar a maior produção do ano do serviço de streaming mais popular no mundo. “Squid Game” terminou com algumas pontas soltas e muitos estão confiantes de que muito em breve terá uma segunda temporada confirmada, embora o escritor e diretor Dong-hyuk Hwang mantenha o discurso de que a simples ideia de continuar a trama o deixa cansado.
Em recente entrevista a Variety, o diretor revelou que não tem planos para uma sequência de Round 6 e que atualmente está se dedicando ao roteiro de um longa-metragem chamado K.O. Club:
“Escrever Round 6 foi mais difícil que o normal para mim, já que era uma série e não um filme. Eu demorei seis meses para escrever e reescrever os dois primeiros episódios… eu não tenho planos para uma sequência. É bem cansativo apenas pensar nisso, mas se fosse fazer, eu certamente não faria sozinho. Consideraria usar uma sala de roteiristas e iria querer vários diretores experientes.”
“Round 6” acompanha 456 pessoas atormentadas por suas dívidas sendo atraídas para uma série de jogos mortais em uma competição por um prêmio milionário. Ao decorrer da trama, as coisas vão ficando mais claras e os jogadores percebem que precisarão fazer de tudo para se manter vivos, até mesmo matar. Os seis desafios apresentados são baseados em brincadeiras infantis comuns na cultura sul-coreana, e é justamente isso que gerou algumas acusações de plágio que giram em torno do filme As The Gods Will de 2014, onde um grupo de estudantes do ensino médio precisam jogam um game com diversas etapas para sobreviverem. Internautas apontam que não só a premissa da trama, mas algumas cenas são praticamente idênticas à série da Netflix.

Mas o diretor Dong-hyuk Hwang negou às acusações e ressaltou que estava planejando Squid Game muito antes do filme de 2014:
“É verdade que o primeiro jogo é semelhante, mas depois disso, não há semelhanças. Comecei a planejar Round 6 em 2008 e comecei a escrever o roteiro em 2009. Na época, já tinha decidido que o primeiro jogo seria Red Light, Green Light [brincadeira infantil da Coréia do Sul parecida com a brasileira Batatinha Frita 1,2,3].”
Mas e você, já conferiu ao novo fenômeno da Netflix? O que achou da série? Deixe suas opiniões nos comentários.