Os irmãos Warner foram os fundadores de uma das maiores e mais antigas empresas de mídia do mundo: a Warner Bros. Entertainment. Nascidos na Polônia, Harry, Albert, Sam e Jack Warner emigraram para os Estados Unidos no final do século XIX e começaram a se envolver com o cinema na década de 1910, inicialmente como distribuidores de filmes.

O Cantor de Jazz (1927)
Em 1923, eles fundaram a Warner Bros. Studios na Sunset Boulevard em Hollywood, com o objetivo de produzir seus próprios filmes. Um dos primeiros sucessos da empresa foi a série de filmes protagonizados pelo cão Rin-Tin-Tin, que começou em 1924 e durou até 1933. Mas o grande marco da história da Warner Bros. foi o lançamento do primeiro filme falado da história: O Cantor de Jazz (The Jazz Singer), em 1927.
O filme, que contava a história de um cantor judeu que se rebelava contra as tradições de sua família para seguir a carreira musical, revolucionou a indústria cinematográfica e inaugurou a era do cinema sonoro. A Warner Bros. investiu na tecnologia do Vitaphone, um sistema que sincronizava o som gravado em discos com as imagens projetadas na tela. Com isso, o estúdio se tornou um dos líderes do mercado e passou a explorar novos gêneros e formatos. O filme, no entanto, geraria muita polêmica atualmente por trazer um ator branco interpretando um negro. Pois é, Al Jolson pintou a pele para interpretar o protagonista, o que hoje em dia se chama “blackface”, prática condenada.

Os Looney Tunes chegaram
Em 1929, a Warner Bros. lançou o primeiro filme com cor e som: On with the Show. No ano seguinte, iniciou a produção dos desenhos animados dos Looney Tunes, que se tornariam um dos maiores símbolos da empresa. Personagens como Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Frajola e Piu-Piu fizeram parte da infância de várias gerações.

Na década de 1930, a Warner Bros. se destacou pelos filmes de gangsteres, que retratavam a realidade da crise econômica e social dos Estados Unidos na época da Grande Depressão. Atores como Edward G. Robinson, Humphrey Bogart e James Cagney se consagraram como ícones do gênero. O estúdio também produziu filmes musicais, dramas históricos e comédias românticas, sempre buscando reduzir os custos e padronizar os estilos.
Warner Bros. na Segunda Guerra Mundial
A década de 1940 foi marcada pela participação da Warner Bros. na Segunda Guerra Mundial, produzindo filmes de propaganda e documentários sobre o conflito. O estúdio também lançou clássicos como Casablanca (1942), Um Sonho de Vida (1946) e O Tesouro de Sierra Madre (1948).

A partir da década de 1950, a Warner Bros. enfrentou novos desafios com a popularização da televisão e a concorrência dos estúdios independentes. Por isso, a empresa vendeu seu catálogo de filmes antigos para a televisão e passou a investir em novas tecnologias, como o CinemaScope e o 3-D. Também diversificou suas atividades, entrando no ramo da música, da televisão e dos videogames.
Sucessos atrás de sucessos
Ao longo das décadas seguintes, a Warner Bros. continuou produzindo filmes de sucesso, como Bonnie e Clyde (1967), Um Estranho no Ninho (1975), Superman (1978), Os Bons Companheiros (1990), Matrix (1999), Harry Potter (2001-2011), Batman (1989-2012) e Coringa (2019). Além disso, a empresa também adquiriu outras companhias, como a New Line Cinema, a DC Comics e a Hanna-Barbera.
Atualmente, a Warner Bros. é uma das cinco maiores empresas de cinema de Hollywood e uma das líderes mundiais em entretenimento. A empresa faz parte do grupo Warner Bros. Discovery, resultado da fusão entre a WarnerMedia e a Discovery Inc., anunciada em 2021. A sede da empresa continua sendo na Warner Bros. Studios em Burbank, Califórnia, onde os visitantes podem fazer um tour pelos cenários históricos e conhecer os bastidores das produções.
Enfim, os irmãos Warner foram os visionários que deram origem a esse império da mídia, que marcou e continua marcando a cultura popular com seus filmes, séries, desenhos, músicas e jogos. Além disso, eles foram os pioneiros do cinema sonoro e os criadores de personagens inesquecíveis.
Warner se desculpa com japoneses por marketing ligando Barbie a Oppenheimer
As últimas semanas foram recheadas de memes e repercussões em torno da dobradinha cinematográfica de Barbie e Oppenheimer. Os filmes da Warner Bros. Discovery e Universal, respectivamente, chegaram aos cinemas no mesmo dia (20 de julho) e aproveitaram isso para o marketing. Contudo, a filial japonesa da Warner destacou que o uso de J. Robert…
Margot Robbie prometeu à Warner que filme faria US$1 bilhão: “Posso ter exagerado um pouco”
Barbie chegou aos cinemas com excelente recepção e repercussão, já superando as previsões de bilheteria. O filme se tornou um dos mais esperados do ano após uma onda de memes e comparações com Oppenheimer, que também estreou no último dia 20 de julho. A produção levou anos para entrar em produção, o que só aconteceu…
Convenção ameaçada! Netflix, Sony, HBO e Universal cancelam painéis na San Diego Comic-Con
Há alguns dias a Marvel Studios comunicou que ficará de fora do icônico Hall H da San Diego Comic-Con 2023, não levando seu painel de lançamentos para a convenção. Agora, de acordo com um relatório exclusivo da Variety, o evento sofreu um golpe ainda maior para a edição desse ano. Segundo o site, a Netflix,…