“Os filmes da Marvel são comédias”, afirma Seth Rogen

Tendo início em 2008 a partir de Homem de Ferro, o Universo Cinematográfico da Marvel revolucionou todo o mercado de cinema hollywoodiano e mundial, faturando mais de US$22 bilhões nas bilheterias mundiais em cerca de uma década de produções. Isso, é claro, incomoda os concorrentes e prejudica filmes de baixo e médio orçamento dos mais variados gêneros, incluindo as comédias.

Foi o que disse o ator, comediante, roteirista e produtor Seth Rogen recentemente, afirmando que os filmes da Marvel Studios são verdadeiras comédias e desafiam projetos de pequeno porte, uma vez que possuem orçamentos colossais:

“É algo que eu e Evan (Goldberg, parceiro de roteiro e produção) falamos o tempo todo: os filmes da Marvel são comédias. Em seu cerne, ‘Thor: Ragnarok’ e ‘Homem-Formiga’ são comédias. Então é isso que está circulando por aí nos cinemas, comédias de US$200 milhões. Cineastas de comédia precisam pensar nisso, porque esse tipo de espetáculo se tornou algo que as pessoas esperam de filmes cômicos.”

Rogen ainda explicou que é preciso que produtores de longas cômicos menores pensem no que oferecer para concorrer com os longas do UCM:

“O problema é que o tamanho dessas comédias é gigante, então se você está fazendo uma comédia que não é tão grande, precisa pensar: ‘O que eu posso dar ao público ao invés dessa grandeza?’ O engraçado é que há anos as pessoas me dizem que as comédias de pequeno porte estão morrendo, mas, nesses anos todos, conseguimos lançar várias comédias de pequeno porte bem-sucedidas, o que nos permitiu fazer outras.”

As afirmações de Seth reforçam algo que circula entre os fãs e críticos do Universo Cinematográfico da Marvel há muitos anos: todos os filmes possuem uma “fórmula Marvel”, um plano de fundo semelhante que se baseia em alívios cômicos praticamente em todas as cenas, o que os caracterizaria como comédias. O que vocês têm a dizer a respeito?

Deixe uma resposta

%d