O que são os NPCs? Entenda a nova febre insana do Tik Tok

NPC

A febre dos npc no Tik Tok é um fenômeno que surgiu nas redes sociais e que consiste em imitar personagens de videogames que não são controlados pelo jogador, mas que interagem com ele de forma pré-programada. Esses personagens são chamados de npc, sigla em inglês para non-player character, ou personagem não-jogador.

O desafio dos npc no Tik Tok consiste em gravar vídeos em que se reproduz as falas e os gestos típicos desses personagens, como se estivesse em um cenário de um jogo. Alguns exemplos são os guardas que dizem “pare aí, criminoso”, os vendedores que oferecem seus produtos com frases repetitivas, ou os figurantes que andam sem rumo pelas ruas. Com a popularização insana dos vídeos na rede social, alguns usuários passaram a fazer lives de horas simplesmente repetindo os mesmos movimentos ou frases em troca de ofertas dos seguidores. Em resumo, funciona assim: a audiência paga por brindes que estimulam o npc a repetir determinada frase ou ação.

Febre mundial chega ao Brasil

Como de costume, o Brasil tem a tendência de copiar tudo o que está em alta no exterior e com os NPCs não foi diferente. Um dos principais responsáveis pela popularização do gênero por aqui foi Felipe Bressanim, o Felca. Embora não seja o pioneiro de vídeos de NPCs no Brasil, ele estourou o termo ao fazer lives no Tik Tok fazendo piada com a tendência. Seu primeiro vídeo chegou a 2,7 milhões de visualizações em cerca de 8 dias.

Mas a tendência também incomoda muita gente, especialmente os pais e profissionais de educação. Para os críticos, a febre dos NPCs é um retrato da improdutividade da atual geração, capaz de ficar horas assistindo ou produzindo um vídeo sem praticamente nenhum conteúdo. Concordam?

Proibição na China

Para se ter uma ideia da dimensão das discussões em torno dos NPCs, o Ministério de Cultura da China proibiu vídeos do gênero nas redes sociais do país. Segundo o governo chinês, a febre é uma forma de exploração infantil e prejudica o desenvolvimento psicológico e social de jovens e crianças. Além disso, cientistas políticos revelam que a decisão tem relação com as pretensões da China em se tornar a maior potência mundial. Em resumo, o governo não quer que seus jovens passem horas e horas sendo improdutivos nas redes sociais. Ou seja, querem que as futuras gerações criem coisas realmente úteis, mesmo que dentro da área do entretenimento.

A proibição, é claro, gerou discussões e muitos acusam o governo chinês de censurar a liberdade de expressão. Apesar das reclamações, a proibição segue em vigor e, em agosto de 2023, o governo removeu mais de 1 milhão de vídeos de NPC que violaram a lei.

Mas e você, já assistiu aos vídeos NPCs noo Tik Tok? Se sim, o que você acha da nova febre social? Consumiria? Ou melhor, você produziria um vídeo desse gênero? Deixe suas respostas no comentário.

Deixe uma resposta

%d