Martin Scorsese volta a falar sobre guerra contra filmes de super-heróis: “Temos que lutar”

Martin Scorsese

Martin Scorsese é um dos cineastas mais respeitados de Hollywood e possui filmes icônicos como Taxi Driver e O Lobo de Wall Street. Muito por isso, pode-se dizer que é difícil não levar em consideração uma opinião dele em relação ao cinema, vide que é considerado um visionário no mercado. Mas atualmente o meio cinematográfico se tornou sobre grandes franquias, com o máximo de lançamentos possíveis, spin-offs e tudo mais. Claramente essa onda começou com o sucesso das franquias de filmes de super-heróis, especialmente a Marvel Studios. Para Martin Scorsese, no entanto, trata-se de uma degeneração do cinema como arte.

O cineasta já teceu alguns comentários sobre filmes de heróis e chegou a dizer que não considera os filmes do UCM “cinema de verdade”. Agora, às vésperas do lançamento de Assassinos da Lua das Flores, Scorsese voltou a falar sobre o assunto. Em um perfil na nova edição da revista GQ, o diretor se posicionou contra os filmes de heróis nos cinemas e celebrou o sucesso de Christopher Nolan com o recente Oppenheimer. Para Martin Scorsese, os grandes diretores precisam lutar com mais força contra o que considera um perigo à cultura do cinema:

“O perigo é o que esses filmes [de super-heróis] estão fazendo com nossa cultura. Teremos gerações que acreditarão que filmes são aquilo. Talvez até já pensem isso. Por isso, temos que lutar com ainda mais força, e isso precisa vir da base, dos próprios cineastas. Você tem os irmãos Safdie, Chris Nolan… Atinjam eles por todos os lados. Vão lá. Reinventem tudo. Não desistam.”

As críticas de Martin Scorsese ao gênero renderam muitas discussões na época e reverberam até os dias de hoje. Além disso, após ele se manifestar, outros nomes de peso no cinema mundial se posicionaram contra a dominação das franquias de heróis, incluindo Quentin Tarantino. Por fim, atualmente o gênero sofre com uma fadiga e já não atrai tanto público quanto anos atrás. Um bom exemplo disso é o sucesso de Oppenheimer, de Nolan, que superou a bilheteria de todos os lançamentos da Marvel e DC em 2023 até o momento.

Novo filme de Martin Scorsese

Assassinos da Lua das Flores, novo filme de Martin Scorsese, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de outubro. No elenco, nomes como Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Mas e você, concorda com as críticas de Martin Scorsese aos filmes de super-heróis?

Deixe uma resposta

%d