Martin Scorsese detona filmes de streaming: “Não é cinema de verdade”

Martin Scorsese

Martin Scorsese é um dos cineastas mais renomados de Hollywood, mas também um dos mais resistentes às novas formas de cinema. Crítico ferrenho do domínio de filmes de super-heróis nos cinemas, Martin Scorsese direcionou seus ataques às produções de grandes streamings como a Netflix.

Em entrevista à GQ, o diretor do vindouro Assassinos da Lua das Flores disse que filmes de streaming são “conteúdo industrializado”. De acordo com ele, esse tipo de produção para ser feita por Inteligência Artificial:

“Acho que o conteúdo industrializado não é cinema de verdade. É quase como uma IA fazendo um filme. E isso não significa que você não tenha diretores incríveis e pessoas de efeitos especiais fazendo um belo trabalho artístico. Mas e o significado? O que esses filmes te darão? Fora esse tipo de consumo de algo e então apagar isso da sua mente, de todo o seu corpo, sabe? O que esses filmes entregam?”

Nessa mesma entrevista, Scorsese voltou a falar sobre os filmes de super-heróis. De acordo com ele, os cineastas devem se unir para combater o gênero, que seria uma ameaça à cultura do cinema.

As críticas de Martin Scorsese ao gênero renderam muitas discussões na época e reverberam até os dias de hoje. Além disso, após ele se manifestar, outros nomes de peso no cinema mundial se posicionaram contra a dominação das franquias de heróis, incluindo Quentin Tarantino. Por fim, atualmente o gênero sofre com uma fadiga e já não atrai tanto público quanto anos atrás. Um bom exemplo disso é o sucesso de Oppenheimer, de Nolan, que superou a bilheteria de todos os lançamentos da Marvel e DC em 2023 até o momento.

Novo filme de Martin Scorsese

Assassinos da Lua das Flores, novo filme de Martin Scorsese, estreia nos cinemas brasileiros em 19 de outubro. No elenco, nomes como Leonardo DiCaprio e Robert De Niro. Mas e você, concorda com as críticas de Martin Scorsese aos filmes de super-heróis?

Deixe uma resposta

%d