
Não é de hoje que estamos acompanhando o astro Ray Fisher rasgar o verbo contra o diretor Joss Whedon, com quem trabalhou nas refilmagens de Liga da Justiça após o afastamento de Zack Snyder. Fisher acusou Whedon de ter uma postura abusiva no set de filmagens do longa e desde então não parou mais, revelando detalhes do que aconteceu por trás das câmeras. Contudo, o acusado, Joss Whedon, sempre se conservou em silêncio e ainda não havia respondido as denúncias publicamente… até agora…

A coisa mudou de figura agora porque recentemente Ray Fisher decidiu explicar com mais detalhes as motivações para denunciar o comportamento de Joss Whedon como diretor, chegando inclusive a acusá-lo de racismo ao afirmar que atores negros e asiáticos foram afastados da produção simplesmente por conta da etnia. Fisher também afirmou que um dos maiores motivos que o fez decidir enfrentar a questão e falar foi quando soube que Whedon teria mudado digitalmente a cor de pele de um dos atores na pós-produção do filme.
Depois das acusações terem se agravado, Joss Whedon decidiu rebatê-las publicamente através de um porta-voz que falou ao CinemaBlend:
“O indivíduo que fez essa declaração reconhece que isto foi apenas algo que escutou de outra pessoa e aceitou como verdade, quando, na realidade, uma simples pesquisa provaria que isto é falso. Como é normal em quase todos os filmes, haviam várias pessoas envolvidas no processo de finalização desse filme, incluindo o editor, pessoa dos efeitos especiais, compositor, etc, como um colorista senior responsável pelo tom, cor e humor da versão final.”
A fonte ainda revela que a recoloração foi mais difícil porque a versão de Zack Snyder para “Liga da Justiça” foi filmada em locais abertos ou cenários grandiosos e bem iluminados, enquantos as refilmagens promovidas pela Warner Bros. e dirigidas por Joss Whedon foram filmadas digitalmente. O trabalho do colorista, então, teria sido aproximar o tom e as cores das duas versões para que houvesse um casamento entre o corte original e o corte de cinema.

Mas e você, acredita na justificativa de Joss Whedon ou Ray Fisher está certo e realmente houve uma discriminação racial nos bastidores de “Liga da Justiça”? Deixe sua opinião nos comentários.