James Gunn foi nomeado o líder do DC Studios ao lado de Peter Safran pela Warner Bros. Discovery. O diretor de Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida será responsável pela fiscalização criativa de todas as produções do DCEU, desempenhando um papel semelhante ao de Kevin Feige na concorrência Marvel Studios. Mas afinal, o que o Zé Boné achou da contratação?

Durante a première de Wakanda Forever, Kevin Feige falou sobre a contratação de James Gunn. Com bom humor, o presidente da Marvel Studios relembrou que Gunn tem trabalhos a finalizar no UCM, porém depois disso terá todo seu apoio:

“Ele [James Gunn] ainda tem muito trabalho para fazer na Marvel daqui até maio, e ele sabe bem disso. Mas depois, serei o primeiro na fila para ver o que quer que ele invente [no DC Studios].”

Na verdade, James Gunn tem dois projetos para estrear no Universo Cinematográfico da Marvel. Em novembro, o Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia chega ao Disney+, enquanto Guardiões da Galáxia Vol. 3 tem previsão de estreia para maio de 2023. Depois disso, imagina-se que Gunn se focará exclusivamente no DC Studios e deixará a Marvel definitvamente.

Como James Gunn foi parar na DC?

Para quem não se lembra, James Gunn deixou a Marvel após a viralização de tuítes antigos nas redes sociais. Nas postagens, o diretor compartilhava piadas controversas sobre pedofilia, Aids e estupro. Com a alta repercussão, o diretor foi demitido do UCM:

“As atitudes e as declarações ofensivas descobertas na página de Twitter de James são indefensáveis e inconsistentes com os valores do estúdio, e por isso nós cortamos relações de trabalho com ele”.

Entretanto, a Warner Bros. escalou Gunn como diretor de O Esquadrão Suicida, que conseguiu sucesso considerável e boa repercussão. Com isso, James Gunn também dirigiu a série derivada Pacificador, que atingiu sucesso ainda maior entre o público do HBO Max e garantiu uma segunda temporada. Nesse meio período, a Marvel Studios voltou atrás e recontratou o diretor para Guardiões da Galáxia Vol. 3. O filme marca a despedida da atual formação da equipe e provavelmente de James Gunn do UCM.

Agora, portanto, James Gunn está focado em expandir o Universo Estendido da DC, tanto como diretor quanto como chefe do DC Studios.