Coordenadora de VFX relembra trabalho “desumano” nos bastidores de WandaVision

WandaVision

Recentemente, os profissionais de efeitos visuais do Universo Cinematográfico da Marvel votaram a favor da sindicalização da categoria. A decisão unânime acontece após inúmeras denúncias de abusos e condições de trabalhos “desumanas” nos bastidores do UCM.

Falando sobre isso em entrevista ao IndieWire, a coordenadora de VFX Alexandra Rebeck relembrou o clima ruim e exaustão nos bastidores da primeira série da Marvel Studios, o sucesso WandaVision. De acordo com ela, trabalhar no projeto foi muito difícil, especialmente porque aconteceu durante a pandemia:

“Não sei como isso é aceitável. Não dá para entender como se pode exaurir as pessoas dessa forma. Era a primeira série de TV da Marvel. Gravamos durante a pandemia, o que já tornou tudo mais difícil.”

Por outro lado, Rebeck destacou que as coisas melhoraram nas produções seguintes. Ela também trabalhou em Loki e Falcão e o Soldado Invernal, onde diz que as coisas foram melhores. Por fim, ela também diz que a Marvel não é a única a pressionar tanto os profissionais de efeitos visuais, mas certamente a quantidade excessiva de produções torna o estúdio um exemplo:

“Fui convidada para outras produções da Marvel e as coisas foram muito melhores. Não acho que seja um problema só da Marvel, mas quando se pula de série em série, as coisas acabam terrivelmente dando errado. Não que quem comece a trabalhar com VFX passe pelo que tive que fazer naquela série [WandaVision]. É desumano e não é normal.”

Após a adesão dos profissionais de efeitos visuais da Marvel, a Aliança Internacional de Empregados Teatrais deve representar outros profissionais. Tudo indica que profissionais de VFX de estúdios como a ILM e a Weta Digital, além da própria Disney, também optarão pela sindicalização.

Deixe uma resposta

%d