2020 tem sido um ano complicado para todo o mundo, o nível HARDCORE está mais que acionado, e temos sido bombardeados com uma notícia atrás da outra, raramente boas. Entre essas novas que não gostaríamos de dar está o assassinato de George Floyd por um policial nos Estados Unidos que motivou protestos e manifestações por todo o mundo, contando com o apoio de artistas e populares.
Pois bem, no último domingo (31), o ator Cole Sprouse, famoso por interpretar o Jughead na série Riverdale, participou de um protesto antirracista em Santa Monica, na Califórnia, e acabou sendo detido juntamente com outros manifestantes. Em seu Instagram, ele comentou o ocorrido:
“Um grupo de protestantes pacíficos, eu incluso, foi preso ontem em Santa Monica. Então antes de toda a horda sensacionalista da mídia transformar isso em algo sobre mim, há uma clara necessidade de se falar das circunstâncias: Vidas Negras Importam. Paz, revoltas, assaltos, tudo isso são formas absolutamente legítimas de protesto. A mídia vai, por natureza, mostrar o que é mais sensacional, o que apenas mostra uma agenda racista bem duradoura. Eu fui detido quando estava em prol da solidariedade, como estavam muitas das pessoas em Santa Monica. Nos deram a opção de ir embora, e fomos informados que, se não nos retirássemos, seríamos presos. Quando muitos se viraram para ir embora, descobrimos uma nova linha de policiais bloqueando nossa saída, e eles começaram a nos prender. É necessário dizer que, como um homem branco e hétero e uma figura pública, as consequências institucionais da minha prisão são nada comparadas aos outros no movimento. Isso absolutamente não é uma narrativa sobre mim, e eu espero que a mídia não encare isso dessa forma. Esta é, e será, a hora de se aproximar dos outros conforme as situações se agravam, dando apoio educado, demonstrando e fazendo a coisa certa. Esta é precisamente a hora de contemplar o que significa ser um aliado. Eu espero que outros em minha posição também façam isso. Eu percebi que havia câmeras quando fomos presos, espero que isso ajude. Eu não falarei mais sobre esse assunto, já que (1) esse não é meu local de fala, (2) esse não é o assunto do movimento e (3) não tenho interesse em atrair atenção dos líderes do movimento Vidas Negras Importam. Eu estarei, mais uma vez, postando o link de um documento bem completo para doações e apoio.”
Santa Monica é apenas um dos locais nos EUA onde diversos protestos e manifestações contra a violência da policia contra pessoas negras, uma velha questão no país, que tem tido suas ruas cobertas de manifestantes e ações antirracistas, algumas pacíficas, outras que têm terminado em uma onda de violência assustadora. Em recente coletiva de imprensa, o Presidente Donald Trump chamou os atos de terroristas e esquentou ainda mais o clima entre manifestantes e o governo.
Que ano é esse???