
Batman VS Superman: A Origem da Justiça estreou lá em 2016 e dividiu a opinião dos fãs dos dois maiores heróis da DC Comics, e enquanto uns endeusaram o diretor Zack Snyder pelo que ele entregou no filme, outros massacraram a visão do mesmo. E entre outras coisas, uma das críticas mais utilizadas pelos haters é o momento “salve martha” nos instantes finais, que cessa a luta entre o Cavaleiro de Gotham e o Filho de Krypton quase que instantaneamente e faz deles aliados contra Lex Luthor.
Para muitos, a cena não faz o menor sentido e foi introduzida simplesmente para dar fim ao combate de maneira preguiçosa, mas os fãs de Snyder garante que há uma lógica na frase e que tudo é mais profundo do que se imagina. Agora, o próprio Zack Snyder, que está prestes a lançar seu tão sonhado Snyder Cut de Liga da Justiça no HBO Max, esclareceu suas intenções com “salve Martha”:
“Como fã que sou, sei como Martha é um conceito central para o filme. É 100% o eixo que mantém todo o filme unido. Acho que é um indicativo da forma como ‘Batman VS Superman’ foi recebido que seu eixo central foi menosprezado e ridicularizado. Pessoalmente, acho que é dessas ideias lindas e incrivelmente simétricas que surge um conceito. Tudo é 100% com a intenção de ser todas as imagens que você vê, em termos de inspiração e coisas assim. Em outras palavras, você vê coisas quando assiste a um filme, mas essas imagens evocam ainda mais profundidade do que aparentam.”
Uma coisa que não podemos negar é que, com “salve Martha” ou sem “salve Martha”, Batman VS Superman continua sendo um filme vivo na memória coletiva desse universo geek cada vez maior nas telas dos cinemas e agora nas televisões de todo o mundo, seja para o bem ou para mal. Como diz aquele velho ditado, “falem mal, mas falem de mim”.
E você, o que acha de “Batman VS Superman” e do “salve Martha”? Deixe sua opinião nos comentários.