
POR ADAILTON MORAES
No dia 17 de setembro, o filme Best Sellers estreou trazendo a jornada de Lucy Standbridge (Aubrey Plaza), que herdou uma editora de seu pai, um ambicioso editor que quase foi a falência com títulos ruins. Ela descobre que deve um livro de Harris Shaw (Michael Caine), um autor solitário, rabugento e embriagado que colocou a empresa no mapa décadas antes. Mas o que não sabíamos é que o longa dirigido por Lina Roessler foi o último da carreira de Michael Caine, como revelou o ator em recente participação no BBC Radio.
Sir Michael Caine apontou diversos motivos para a aposentadoria como ator, entre elas o fato de estar com 88 anos e sofrer com um problema na coluna que tem afetado suas pernas, além da pandemia que impede que muitos projetos sejam realizados e o fato de não haver muito interesse em dar papéis de destaque para um homem da sua idade:
“Curiosamente, acabou sendo meu último projeto realmente [filme Best Sellers]. Porque não trabalho há dois anos e tenho um problema de coluna que afeta minhas pernas, por isso não consigo andar muito bem, então… E também escrevi um livro, alguns livros, que foram publicados e tiveram sucesso, então agora não sou um ator, sou um escritor. O que é adorável, porque como ator você tem que se levantar às seis e meia da manhã e ir para o estúdio. Como escritor, você começa a escrever sem sair da cama. Honestamente, não recebo ofertas há dois anos, porque ninguém está fazendo um filme que eu queira fazer. Além disso, você sabe que tenho 88 anos, não há exatamente roteiros com um protagonista com 88 anos, sabe?”
A carreira do britânico Michael Caine é recheada de sucessos e o ator já recebeu seis nomeações ao Oscar, levando duas estatuetas para casa por sua atuação em ‘Hannah e Suas Irmãs’, de 1986, e em ‘Regras da Vida’, de 1999. Caine também ficou popular no meio geek por interpretar Alfred Pennyworth na trilogia do Batman de Christopher Nolan estrelada por Christian Bale.
Qual o seu trabalho favorito do ator? Deixe sua resposta nos comentários.