No dia 21 de outubro de 2021, o mundo ficou em choque com a morte de Halyna Hutchins, diretora de fotografia que atuava em Rust. O disparo veio de uma arma de fogo que estava nas mãos de Alec Baldwin, protagonista do filme, mas inicialmente tudo parecia um erro da produção. Primeiramente, não era para a arma estar carregada, muito menos com munição real e letal, mas parece que o caso é ainda mais grave. Apesar de Baldwin afirmar que a arma disparou sem que ele tocasse no gatilho, a perícia diz que o equipamento estava intacto e funcional. Ou seja, o ator teria apertado o gatilho sim.
Agora, depois de mais de um ano de investigação, a justiça dos Estados Unidos acusou Alec Baldwin pelo assassinato de Halyna Hutchins oficialmente. De acordo com o Deadline, o ator e a armeira Hannan Gutierrez-Reed agiram de forma negligente no ocorrido. Além disso, Baldwin se recusou a passar por todos os treinamentos necessários para manejar uma arma de fogo e ainda tinha o costume de “brincar” apontando a arma para pessoas no set.
“No dia do incidente, evidências mostram uma dezena de atos ou imprudência , ocorreram em um curto período entre o almoço e o momento do disparo, e isso não inclui o manuseio imprudente de arma de fogo por Baldwin. Baldwin por omissão ou por não agir como sua posição de produtor demanda, contribuiu diretamente e falhou no objetivo de mitigar numerosos atos imprudentes e perigosos durante um pequeno espaço de tempo.
Finalmente, padrões da indústria, protocolos e procedimentos de segurança comuns de arma de fogo em um set de filmagem requerem um armeiro, para conduzir um primeiro teste de segurança com o assistente de diretor e um segundo com o ator. Essa violação imprudente dos padrões aconteceram duas vezes, levando ao disparo e Baldwin falhou em agir para mitigar ou corrigir as violações de segurança, no seu papel de ator e também de produtor.”
O investigador Robert Shilling reforçou em documento a imprudência do ator:
“O não cumprimento dos padrões de prática e protocolos causaram diretamente o disparo fatal. Baldwin agiu de forma imprudente e mais do que mera negligência no incidente. Baldwin agiu com total desrespeito a segurança de outros e de uma forma que colocava em perigo outras pessoas e ele deveria estar ciente do perigo de suas ações que levaram a morte de Hutchins. Além disso, Baldwin empunhou a arma de uma forma negligente.”

A acusação sobre Alec Baldwin se divide em dois atos: o crime de quarto grau, que pode lhe render uma sentença de 18 meses ou pagamento de multa de US$5 mil. O outro seria homicídio culposo, quando não há intensão de matar, que também pode lhe render sentença de 18 meses ou pagamento de multa de US$5 mil. Para concluir, como o assassinato envolve uma arma de fogo, Alec Baldwin pode pegar até 5 anos de prisão.
Saiba mais sobre Alec Baldwin
Pouco depois da morte de Halyna Hutchins, Alec veio a público e lamentou o ocorrido e manifestou apoio ao viúvo e ao filho da profissional:
“Não há palavras para descrever meu choque e tristeza por conta deste trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e uma colega nossa que era profundamente admirada. Eu estou cooperando com a investigação da polícia para tentarmos entender como essa tragédia aconteceu. Eu estou conversando com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido pelo marido dela, seu filho, e todos nós que conhecemos e amamos Halyna.”
Por outro lado, a defesa da armeira Hannah Gutierrez-Reed defende a hipótese de sabotagem: “Sabotagem é a possibilidade mais provável. Alguém quis causar o incidente de segurança no set. Mas ninguém queria que ninguém fosse morto.”