O astro Brendan Fraser voltou ao estrelado com sua brilhante atuação em The Whale, onde interpreta um homem gay com mais de 250 kg que luta para superar o luto e recuperar o relacionamento com sua filha. O filme recentemente foi exibido no Festival de Cinema de Veneza e Fraser foi ovacionado pela plateia, se emocionando muito com o reconhecimento. Mas afinal, por que Brendan ficou tanto tempo afastado dos holofotes de Hollywood? Descubra a seguir!
O Início
O primeiro trabalho de Brendan Fraser nos cinemas foi em 1992, especificamente no filme O Homem da Califórnia, onde interpretou um homem das cavernas que ficou séculos congelado e voltou à vida de repente frequentando o colegial. O longa não foi muito bem recebido pela crítica especializada, mas marcou a estreia de Fraser e ele chamou a atenção por sua beleza e carisma ainda assim. No mesmo ano, o ator provou que poderia ser um ator dramático também e estrelou o filme Código de Honra ao lado de Matt Damon. Em 1993, Brendan Fraser já era considerado a promessa do ano e estrelou os filmes “Com Mérito” e Os Cabeça-de-Vento, uma comédia pastelona ao lado de Adam Sandler. Tudo parecia ir bem na carreia do ator e melhoraria ainda mais nos anos seguintes.
A Ascensão
Foi em 1997 que Brendan Fraser ganhou projeção mundial e se tornou um dos homens mais desejados de Hollywood ao estrelar a comédia George, o Rei da Floresta, um live-action baseado na clássica animação que fez muito sucesso no Brasil e no mundo. Em 1998, o ator esteve em “Deuses e Monstros”, filme que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na época e no ano seguinte viria o auge. O filme A Múmia estreou em 1999, sendo o primeiro blockbuster da carreira de Fraser, e se tornando um grandioso sucesso nas bilheterias mundiais com sua mistura de ação, aventura e comédia. O sucesso do filme foi tão grande que muitos não se lembram que, no mesmo ano, Brendan esteve em dois fracassos, “De Volta para o Presente” e “Polícia Desmontada”. 2001 marcou a estreia de O Retorno da Múmia, filme que reforçou o sucesso de Brendan Fraser e lucrou ainda mais que o longa original.


A Queda
Em meados de 2005, Brendan Fraser fez testes para estrelar o filme Superman: O Retorno, mas o papel acabou ficando com Brandon Routh e ele teria ficado sentido com isso e começava a demonstrar cansaço com a indústria cinematográfica. Ainda assim, o ator topou retornar em A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão, filme que não chegou a ser um fracasso, mas denunciou o desgaste da franquia.
Mas o que realmente levou Brendan Fraser a se afastaram foram as polêmicas pessoais que estavam por vir. Primeiramente, o costume que o ator tinha em dispensar dublês e fazer praticamente todas as cenas de ação teve seu preço; Fraser precisou fazer cirurgias nos joelhos, costas e cordas vocais durante um desgastante período de sete anos. No meio de tudo isso, ele se divorciou de Afton Smith, com quem teve três filhos, e viu todo o caso ser explorado excessivamente na mídia, o que o levou à depressão somado à morte traumática de sua mãe, vítima de câncer.
As revelações
Além dos traumas que vieram a público na época de seu afastamento, Brendan Fraser revelou detalhes chocantes que contribuíram para seu desgaste físico e principalmente mental. Em 2018, quanto já retornava ao mercado, o ator revelou que foi vítima de assédio sexual em 2003 por parte Philip Berk, ex-presidente da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), responsável pelo Globo de Ouro, que negou todas as acusações:
“Sua mão esquerda se aproxima, me agarra na poupa da minha bunda e um de seus dedos toca no períneo. E começa a movê-lo”
O Retorno
Brendan retorna aos holofotes em 2015 e passa a dedicar sua carreira à televisão, passando por séries como “Texas sob Fogo” (2015), “The Affair” (2016-2017), “Trust” (2018), “Condor” (2018, “Titãs” (dublando Cliff Steele), “Patrulha do Destino” (2019) e “Professionals” (2019). O ator também estaria em Batgirl, filme no Universo Estendido da DC que acabou sendo cancelado pela nova gestão da Warner Bros. Discovery.
Além de The Whale, o ator está em mais três filmes em fase de pós-produção. “The Whale” estreia em dezembro nos cinemas.