Publicidade - OTZAds

Fraude? Site acusa fãs de Zack Snyder de usar robôs em votação do Oscar 2022

Zack Snyder é um dos diretores mais comentados da atualidade, especificamente após a perda da filha e as inúmeras polêmicas envolvendo o Universo Estendido da DC. Amado por muitos, odiado por outros, Snyder se destacou no Oscar 2022 ao vencer dias categorias criadas para medir o apelo popular. Army of the Dead venceu a categoria Filme Favorito dos Fãs e Liga da Justiça de Zack Snyder levou o prêmio de Momento Mais Empolgante pela cena em Flash retrai o tempo e salva o universo. Mas agora, um relatório divulgado pelo The Wrap coloca em cheque a legitimidade da votação e aponta que os fãs de Snyder teriam usado robôs para fazer o diretor vencer.

Publicidade - OTZAds

Para quem não se lembra, a votação aconteceu principalmente através de hashtags no Twitter e o The Wrap aponta que grande parte dos votos a favor de Zack Snyder vieram de contas falsas,ou bots. A ferramenta Tweetblinder teria apontado, segundo o site, que grande parte das hashtags votando nos filmes de Snyder teriam vindo de contas automatizadas, ou seja, perfis que não foram criados por usuário reais. David Kirsch, um professor da Universidade de Maryland nos Estados Unidos que estuda bots utilizados por fãs, também disse que certamente as contas que votaram a favor de Zack Snyder “não parecem ter sido criadas por usuários humanos”.

Outro ponto levantado pelo site é o súbito crescimento na quantidade de votos nas categorias do Oscar. Se nas primeiras semanas a votação ficava entre 4 e 15mil, no dia 27 de fevereiro deu um salto para 25mil votos.

Publicidade - OTZAds

Apesar das acusações de fraude, vale ressaltar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entende que a votação foi legítima e um insider afirma que o resultado no site oficial da organização foi exatamente o mesmo sem a utilização de bots. De acordo com o insider, a Academia também barrou contas criadas há menos de um dia e limitou o número de vezes que uma mesma conta poderia votar. Sendo assim, Army of the Dead e Liga da Justiça de Zack Snyder seguem consideradas vencedoras das categorias de voto popular de 2022.

Publicidade - OTZAds

Entretanto, não se sabe se o Oscar trará o retorno da categoria, pois há quem diga que os idealizadores esperavam resultados bem diferentes.

Deixe uma resposta