POR ADAILTON MORAES
Branca de Neve, o novo live-action da Disney, sequer começou a ser filmado e já está envolvido em uma grande polêmica em Hollywood e nas redes sociais. O estúdio optou por não adaptar os clássicos sete anões para o filme que antes prometia ser fiel à animação original e os substituirá por criaturas fantásticas ainda não especificadas. A nota oficial veio após o astro Peter Dinklage, conhecido por ter interpretado Tyrion Lannister na série Game of Thrones, criticar a produção por regravar a história que perpetua, segundo ele, estereótipos sobre anões. Mas engana-se quem pensou que a comunidade com nanismo teria o mesmo pensamento que o ator, na verdade, alguns atores também anões detonaram a atitude de Peter, que acabou fechando as portas para sete potenciais atores com nanismo.
Ao Daily Mail, o ator Dylan Postl, que participou de “Muppets” entre outras produções, criticou a fala de Peter, acusando-o de fechar a porta de empregos para sete atores anões:
“Ele tirou o emprego de sete de nós. Peter Dinklage pode ser o maior ator anão de todos os tempos, mas isso não faz dele um rei, uma autoridade.”
Já o ator Jeff Brooks, também anão, foi mais direto e afirmou que Dinklage não é uma autoridade e não representa a comunidade com nanismo:
“Me embrulha o estômago pensar que existem sete oportunidades de ouro para pessoas como nós, que não conseguem papéis comuns, e agora elas se foram por causa desse cara.”
A nova adaptação de “Branca de Neve” está programado para 2023 e conta com Rachel Zegler no papel titular e Gal Gadot como a vilã Rainha Má. Mas e você, acha que Peter Dinklage foi egoísta ao criticar a produção e praticamente induzir a Disney a descartar os sete anões do live-action? Deixe sua opinião nos comentários.
Nota-se que ele não consultou os colegas, pois é uma fala um tanto individual…faltou dialogociidade por parte dele… é um cara que conseguiu grande projeção, poderia aproveitar para lustre por mais portas para os colegas.
No entanto, com uma fala dessas, praticamente fechou sete oportunidades..