Publicidade - OTZAds

Doutor Estranho 2| Por direitos autorais, Marvel mesclou Shuma-Gorath com Gargantos

Anúncios

POR ADAILTON MORAES

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está entre os filmes mais aguardados para o ano de 2022, prometendo continuar apresentando o multiverso aos espectadores do Universo Compartilhado da Marvel e trazer novos crossovers épicos. O filme trará uma participação ativa da Feiticeira Escarlate, interpretada por Elizabeth Olsen, e também apresentará um novo antagonista para o Mago Supremo, o Shuma-Gorath, quer dizer, Gargantos.

Publicidade - OTZAds

O ser místico com aparência semelhante a um polvo e um gigantesco olho já foi previamente apresentado aos novos fãs da Marvel na animação What If…?, mostrando ser muito poderoso quando o assunto é magia, e também já apareceu em um breve frame do trailer de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. Mas os fãs que acompanham Stephen Strange nos quadrinhos ficaram confusos quando as primeiras artes promocionais do filmes revelaram que o antagonista é chamado Gargantos e não Shuma-Gorath como muitos imaginavam. Bem, tudo pode ter uma ligação direta com os direitos autorais e divisão de lucros.

Publicidade - OTZAds

Para os que não sabem, Gargantos também é um vilão nos quadrinhos da Marvel, mas com pouquíssimo destaque nas histórias da editora. Na versão desenhada, Gargantos é uma criatura marinha gigantesca e não possui grandes habilidades místicas, tendo aparecido apenas duas vezes nas HQs em alguns quadros como um monstro marinho mitológico. Já Shuma-Gorath é bem mais conhecido pelo grande público, tendo muito mais destaque nos quadrinhos também, geralmente sendo ligada às histórias do Doutor Estranho; a criatura é uma entidade interdimensional dotada de dons místicos quase insuperáveis, podendo dominar mentes e drenar magia. Mas afinal, por que a Marvel não adotou o nome Shuma-Gorath no filme?

Anúncios

A razão pode estar ligada aos direitos autorais do antagonista, que estão diretamente ligados aos proprietários da franquia do Conan, o Bárbaro. Shuma-Gorath, embora apareça em diversas histórias da Marvel, fez sua estreia nas revistas de Conan e ainda tem seu direitos ligados ao herói, que inclusive também faz parte das histórias da Casa das Ideias, mas não possui à mesma. Mas a Marvel está acostumada em mesclar personagens em suas adaptações cinematográficas, ainda mais quando isso envolve um faturamento maior. No fim, Gargantos deve ser exatamente o Shuma-Gorath que muitos conheceram no game Marvel VS Capcom, apenas com um nome diferente.

Publicidade - OTZAds

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia em maio de 2022. Como estão as suas expectativas?

Deixe uma resposta