Publicidade - OTZAds

Encanto| A mensagem perfeita em um roteiro não tão perfeito [Crítica com SPOILERS]

Encanto| A mensagem perfeita em um roteiro não tão perfeito [Crítica com SPOILERS]
Anúncios

POR ADAILTON MORAES

Encanto, a nova animação da Disney, estreou no dia 25 de novembro de 2021, mas tem se tornado cada vez mais popular com o passar das semanas. E com tamanha repercussão, enfim tive o interesse de assistir ao filme e posso garantir que não me arrependi (tanto que já assisti três vezes). Mas como qualquer outra produção, o filme animado não é perfeito e possui alguns problemas em seu desenvolvimento, mas nada que prejudique a mensagem por trás da querida Família Madrigal.

Publicidade - OTZAds

Personagens

Um dos pontos altos do filme são os seus personagens principais, ou seja, os membros da Família Madrigal. No geral, todos tem carisma, mas é claro que alguns se destacam. Maribel Madrigal é simplesmente apaixonante, tanto por sua luta pessoal para orgulhar sua família, quanto por sua determinação e humor dotado de um sarcasmo único. A protagonista cumpre o papel que lhe é imputado e é o grande destaque da animação, entregando tanto momentos engraçados quanto emocionantes. Completa. Luisa Madrigal também tem um carisma particular, mesmo sendo uma personagem coadjuvante; a integrante mais forte da família entrega um dos momentos musicais mais cativantes do filme e passa uma sensibilidade que nos faz querer protegê-la, ao mesmo tempo que nos identificamos com sua sobrecarga. Antonio Madrigal é a fofura do filme e, mesmo quando não faz nada, faz tudo; a cena dele caminhando em direção à porta ao lado da prima Maribel é linda, sem falar nos sussurros fofos.

Aqui falamos do Bruno sim! O personagem misterioso do filme pode ser considerado um de seus principais problemas, ao mesmo tempo que é muito interessante. Bruno Madrigal é pintado inicialmente como um vilão pelos familiares, o que rapidamente se prova o contrário. Com a habilidade de prever o futuro, Bruno se torna maldito e muitos acreditam que ele lança maldições, enquanto na verdade está apenas alertando sobre futuros problemas e desafios; essa má fama o faz fugir da família quando prevê o milagre em perigo e Maribel no centro do problema e ele acaba se refugiando no porão sem que ninguém soubesse? Será mesmo? Essa narrativa apresenta alguns problemas, especialmente quando lembramos que Dolores possui super audição e revela em canção que escuta os sussurros do tio. E nessa mesma canção o irmão de Dolores, Camilo, diz que Bruno vive no porão, ou seja, não é um segredo. Mas afinal, todos sabiam que o vidente estava vivendo com os ratos no porão e conviviam com isso naturalmente? Isso gera um sentimento de revolta em relação ao modo como os Madrigal lidam com a situação de Bruno.

Publicidade - OTZAds

Por que Maribel não recebeu os poderes?

Esse é um dos focos do filme, ao mesmo tempo que não é. Toda a trama gira em torno de Maribel não ter recebido um dom mágico do Milagre, mas o filme termina sem responder essa questão, o que segundo o próprio diretor Jared Bush, é intencional. Claro que isso gera diversas teorias e eu também tenho uma. Durante o filme, fica claro que Maribel tem uma ligação especial com a Casita, que inclusive luta contra a própria destruição para proteger a protagonista no auge da trama. Mas se ela é tão querida por que não recebeu nenhum dom? Claro que aí temos a principal mensagem de “Encanto” e como o fato de não possuir poderes não faz de Maribel menos especial que os demais, mas pode ser mais do que isso. Primeiramente, Maribel não é a única que não recebeu dons mágicos, afinal Abuela também não possui nenhum dom, sendo exclusivamente guardiã da vela e do milagre e gestora de como a família deve utilizar seus dons para ajudar a comunidade. Logo, seria Maribel a sucessora natural do posto de Abuela?

Quem é Abuela?

Alma Madrigal, esse é o nome da famosa Abuela, que tem sido encarada como uma vilã por alguns fãs. Sabemos que Abuela se tornou uma mulher série e rigorosa após perder seu amado Pedro, mas seu passado ainda segue nebuloso seguindo o que foi mostrado na animação. Afinal, quem eram os perseguidores do casal? Por que o milagre surge justamente após a morte de Pedro e de onde vem o Milagre? Teria ele uma ligação direta com a dor de Abuela ao perder o amado? Por que Abuela ganhou uma porta encantada se não possui nenhum dom e mais, por que escreve-se “abuela” (avó em espanhol) na porta e não seu verdadeiro nome? Nada disso é respondido diretamente no filme e deixa o público livre para deduzir as razões para as atitudes questionáveis da matriarca dos Madrigal, o que é bem interessante se você não espera uma trama clara e mastigada ao assistir. Além disso, o passado de Alma Madrigal e sua ligação com o nascimento do Milagre pode ser explorado em futuras sequências e/ou projetos derivados.

No fim, Encanto possui diversas pontas soltas e alguns questionamentos não respondidos, mas isso não se sobressai à mensagem sobre papéis sociais, pressão familiar e auto-reconhecimento que o filme busca e passa com maestria. Além do mais, essas perguntas sem resposta são tão intrigantes que me fizeram querer assistir ao filme mais de uma vez, quem sabe descubro alguma coisa. “Encanto” evolui muito rapidamente e, por isso, não tem tempo para aprofundar alguns personagens e tramas; com isso, há muitas deixas a serem trabalhadas em sequências ou spin-offs, e ainda que nada disso aconteça, esse mistério segue sendo cativante e não necessariamente um problema. Claro que o ideal seria que a Disney aproveite esse novo universo e traga respostas às tantas perguntas deixadas pelo caminho. Nos resta torcer.

Publicidade - OTZAds

Avaliação: 8 de 10.

E você, o que achou do filme? Deixe suas impressões nos comentários.

Um comentário em “Encanto| A mensagem perfeita em um roteiro não tão perfeito [Crítica com SPOILERS]

  1. Assisti esse filme diversas vezes, e sempre me emociono com ele. Ele é de longe a minha animação preferida. Pelas vezes que assisti sempre uma coisa foi deixada bem clara, a Mirabel é o elo que une e resolve os problemas dentro da familia, Sobre ela não receber um dom, creio que a vela viu que ela não precisava de um dom, pois ela já possuia um dom natural, que é o mais importante dentro de qualquer familia que é de unir a todos, a porta ter sumido pra ela, mostrou que aquela porta não era destinada a ela, que ela tinha uma porta mais importante aguardando ela que era a porta da Casita, mostrando assim que ela era o alicerce da familia e o fato de ela recuperar o Encanto e aparecer ela junto a familia mostra mais uma vez esse dom da união.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: