O Crítico| Ep 8 de “What If…?” mostra tudo o que Ultron podia ter sido no UCM [com SPOILERS]

O Crítico| Ep 8 de “What If…?” mostra tudo o que Ultron podia ter sido no UCM [com SPOILERS]

Anúncios

POR ADAILTON MORAES

A primeira temporada de What If…? está se encaminhando para o final e apresentou na última quarta (29) seu grande vilão, o Ultron. No episódio oito da temporada, o Vigia nos guia por uma realidade onde Ultron vence os Vingadores e consegue se apossar do corpo que na linha principal viria a se tornar o Visão; para completar o sintozoide derrota Thanos e assume o controle das seis Joias do Infinito, tornando-se ainda mais perigoso para o universo.

Anúncios

Toda a história do ep se desenvolve bem rápido, como de costume em “What If…?”, e justamente isso torna algumas partes bem rasas e sem profundidade, como por exemplo a própria aparição do Titã Louco. Certo que Thanos já deve destaque o suficiente no UCM e que a intenção era explorar melhor o Ultron, mas confesso que o fato do sintozóide partir o Titã Louco ao meio se valendo unicamente da Joia da Mente em sua testa foi um tanto frustrante. Vale lembrar que Thanos estava com cinco Joias do Infinita empunhadas. Mas enfim, a sequência supera a frustração e vemos Ultron assumindo o controle das seis joias e se tornando ainda mais letal. Com tamanho poder, Ultron destrói tudo o que vê pela frente no universo e se vê vitorioso sem grandes desafios; ele também derrota a Capitã Marvel com facilidade. Mas a vitória traz o fim de seu propósito e isso gera uma certa solidão, como é narrado pelo próprio Vigia ao fundo, e é aí que as coisas complicam de verdade.

Ultron consegue sentir a presença do observador multiversal e posteriormente enxergá-lo, surpreendendo aquele que dizia ter visto tudo o que já aconteceu, está acontecendo e acontecerá. Não fica muito claro como as Joias do Infinito combinadas à inteligência artificial dão tanto poder para o vilão, que consegue inclusive romper a barreira que separa o Vigia das realidade que observa e descobre um novo propósito: destruir toda a vida no multiverso. Ultron e Vigia protagonizam a melhor luta de toda “What If…?” (a única que me empolgou na realidade) e mostram um show de referências e visuais enquanto se enfrentam; o Kid Bengala da Marvel (desculpe por isso) se mostra muito poderoso, mas ainda assim incapaz de deter a determinação de Ultron, o que também não fica muito esclarecido. Derrotado, o Vigia se refugia na realidade destruída do Doutor Estranho Supremo, aquele que absorveu toda a magia de sua realidade para reviver Christine e não conseguiu, e pede sua ajuda para derrotar o Ultron 2.0.

Em paralelo a tudo isso, temos o arco da Viúva Negra e do Gavião Arqueiro na Terra, sendo aparentemente os últimos sobreviventes daquele universo. Os heróis entregam uma química incrível, como também aconteceu no universo cinematográfico, e fazem referência ao Guardião Vermelho e até ao sacrifício de Natasha Romanoff em Vingadores Ultimato. No fim, eles têm uma esperança para derrotar o Ultron, mas será o suficiente?

Anúncios

Concluindo, o oitavo episódio de What If…? traz enfim a redenção de Ultron, considerado por muitos um dos personagens mais desperdiçados do UCM em Vingadores Era de Ultron, e ele também se mostra muito mais esperto ao utilizar as Joias do Infinito do que Thanos. E para frisar, às vezes parece que a Marvel Studios busca ridicularizar o Titã Louco para construir ameaças maiores do que ele; isso também aconteceu em Loki com a piada sobre as Joias do Infinito. Mas é inegável que o ep 8 da série animada é um dos melhores, especialmente depois do sétimo episódio sobre a balada do Thor (que na minha opinião, foi péssimo). Com uma evolução rápida e cenas de ação impactantes, as expectativas para o nono episódio ficam elevadas e com certeza veremos um embate fascinante entre Ultron e os Vingadores do Multiverso, se assim podemos chamar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s