
POR ADAILTON MORAES
Superman Lives acabou se tornando uma lenda da cultura pop, especificamente para os amantes das adaptações dos quadrinhos. O filme era uma ideia da Warner Bros para comemorar o 60º aniversário da primeira aparição do Superman, isso lá em 1998, e contaria com Nicolas Cage no papel principal e direção do lendário Tim Burton. Entretanto, pouco depois do início da produção, o projeto foi cancelado pelo estúdio principalmente por divergências criativas com o então produtor Jon Peters.
Falando sobre em recente entrevista ao Yahoo! Entertainment, o astro Chris Rock, de “Espiral: O Legado de Jogos Mortais”, conhecido por inspirar, produzir e assinar a série Todo Mundo Odeia o Chris, revelou que ainda lamento o cancelamento do projeto onde interpretaria Jimmy Olsen:
“Eu fui escalado para um filme do Superman há vinte anos, a versão de Nic Cage. Estava no elenco, fiz testes de figurino e vi os cenários em miniatura. Lembro até de ter me reunido com Tim [Burton], e de repente, a coisa toda desmoronou.”
Chris lamenta por ter perdido a oportunidade de estar em uma produção do gênero:
“Ainda há uma parte de mim que diz ‘Cadê meu filme de super-herói?’ Eu estava tão perto.”
“Superman Lives” traria uma versão bem desconstruída, por assim dizer, do maior herói dos quadrinhos. Para se ter uma ideia, a ideia do produtor Jon Peters era que o Homem de Aço fosse menos poderoso no longa, ou em outras palavras, mais humanizado; Peters não queria, por exemplo, que o herói voasse no filme e também havia a possibilidade de remover a icônica capa vermelha. O produtor também teria sugerido que o Superman enfrentasse uma Aranha Gigante no longa. O que acha das ideias?
Além de Nicolas Cage e Chris Rock, o longa contaria com outros nomes importantes do cinema, como Christopher Walken interpretando o vilão Brainiac, enquanto Courtney Cox e Sandra Bullock disputavam o papel de Lois Lane. Também houve conversas para que o projeto se tornasse uma série animada, segundo revelou o co-roteirista de “Batman VS Duas Caras” Michael Jelenic em entrevista a CBR há alguns anos; a ideia também não foi bem vista pelos executivos da Warner Bros.
Mas e você, gostaria de ter visto essa adaptação do Superman no fim dos anos 90 ou foi melhor cancelar mesmo? Deixe sua opinião nos comentários.