Titanic| Neil DeGrasse, astrofísico, fala sobre incoerência da cena final entre Jack e Rose no filme

Titanic| Neil DeGrasse, astrofísico, fala sobre incoerência da cena final entre Jack e Rose no filme

Anúncios

POR ADAILTON MORAES

Titanic é um dos filmes mais importantes da história da indústria cinematográfica, marcando gerações com uma trama emocionante e dramática protagonizada pelos inesquecíveis Jack e Rose. Como todo mundo está cansado de saber, o navio gigantesco centro do longa afunda ao colidir com um iceberg e então temos uma das cenas mais emblemáticas dos cinemas, e mais controversas também: a morte de Jack congelado enquanto Rose se salva sobre uma porta flutuante no oceano.

O assunto pode parecer batido, e de fato é, mais ainda hoje em 2021 rende discussões sobre a cena final do filme, tanto que o próprio diretor James Cameron já participou de um episódio do programa MythBuster, Caçadores de Mitos, onde se provava que tanto Jack quanto Rose poderiam ter sobrevivido com soluções teoricamente simples. O diretor, é claro, defendeu a atitude dos protagonistas. Agora, o astrofísico Neil DeGrasse Tyson, que adora opinar sobre o universo cinematográfico em geral, questionou a cena clássica, principalmente pelo fato de Jack ter tentado subir na porta apenas uma vez, algo que vai contra o instinto de sobrevivência do ser humano:

Anúncios

“Se ele poderia ou não ter tido sucesso, eu pelo menos tentaria mais uma vez. Você tenta outra vez. ‘Oh, isso não vai funcionar, vou congelar até a morte.’ Não, me desculpe, não! O instinto de sobrevivência é muito mais forte que isso em todo mundo, especialmente nesse personagem [Jack]. Ele é um sobrevivente, certo? Ele conseguiria. Ele se vira.”

Tyson também apontou que outro personagem dos cinemas conseguiria facilmente sobreviver ao naufrágio:

“E eu vou te dizer mais, se esse personagem fosse Matt Damon de Perdido em Marte, ele teria feito um motor de popa e salvado todo mundo. É assim que a ciência ajudaria.”

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet como Jack e Rose em “Titanic”

Curiosamente, não é a primeira vez que que Neil DeGrasse confronta o trabalho de James Cameron em Titanic. Há um tempo atrás, o astrofísico apontou que o diretor teria arruinado, nas palavras deles, as constelações avistadas sobre o Atlântico Norte na noite do naufrágio do Titanic. Nessa época, James se mostrou irritado com os comentários de Tyson, mas levou em conta a observação e corrigiu o céu noturno nas cenas para a versão Blu-Ray do filme.

Anúncios

Mas e você, acha que Jack se salvaria facilmente do naufrágio se o roteiro permitisse? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s