Publicidade - OTZAds

Independe Day| FOX não queria Will Smith no filme por ele ser negro, revela diretor

Em comemoração aos 25 anos desde o lançamento de Independence Day, o The Hollywood Reporter preparou um artigo especial contando com detalhes dos bastidores da produção que marcou os anos 90 e toda uma geração. Entre outras coisas, o artigo do THR trouxe relatos impactantes do produtor e roteirista Dean Devlin e do diretor Roland Emmerich a respeito da escolha do astro Will Smith como protagonista do longa. Segundo ambos, o 20th Century FOX, estúdio responsável, não estava confiante que o ator pudesse liderar o filme ao sucesso por ele ser negro.

Publicidade - OTZAds
Anúncios

O diretor Roland Emmerich detalhou suas opções para protagonizar o filme e como a ideia de trazer Will Smith como o Capitão Steve Hiller foi mal recebida nos estúdios:

“Ethan Hawke estava na lista, mas pensei que naquela época ele era muito jovem. Ficou bem claro que tinha que ser Will Smith e Jeff Goldblum. Essa foi a combinação que pensamos. O estúdio disse: ‘Não, não gostamos do Will Smith. Ele não se provou. Ele não tem apelo nos [mercados] internacionais.’”

Anúncios

O roteirista Dean Devlin complementou deixando claro que o argumento dos executivos da 20th Century FOX para cortar Will Smith do elenco era porque um protagonista negro não seria bem recebido no mercado internacional:

Publicidade - OTZAds

‎”Eles disseram, ‘Se você escolher um ator negro para o papel principal, vai matar a [bilheteria] no mercado internacional. Nosso argumento era, ‘Bem, o filme é sobre alienígenas. Ele vai se sair bem ao redor do mundo’. Foi uma grande guerra nos bastidores, e Roland realmente defendeu [Smith] – e felizmente nós vencemos.”

Para finalizar, o diretor relembrou ter ameaçado deixar os estúdios caso mantivessem a postura em relação a Smith, dizendo que a Universal também tinha interesse em produzir “Independence Day”, o que acabou fazendo os executivos cederem:

Publicidade - OTZAds

“Lembro de ter ido até lá dizendo, ‘O pessoal da Universal está me ligando todos os dias, dispostos a me entregar o que quero, então me dê esses dois atores ou vou para lá.’ E honestamente, não acho que teria sido uma possibilidade [realmente trocar de estúdio], mas foi uma grande ameaça.”

Anúncios

Independence Day foi lançado em 1996 com Will Smith e Jeff Goldblum nos papéis principais e foi um absoluto sucesso de público e crítica, alcançando incríveis US$817 milhões de dólares nas bilheterias ao redor do mundo.

Deixe uma resposta