Assassin’s Creed Valhalla: Ubisoft é acusada de capacitismo pelo jogo

Assassin’s Creed Valhalla: Ubisoft é acusada de capacitismo pelo jogo

Valhalla, o mais novo jogo da franquia Assassin’s Creed, já está disponível para diferentes plataformas, trazendo a jogabilidade comum ao game ambientada em um ambiente nórdico e vinking. Mas mesmo com todos os pontos positivos, o jogo tem sido alvo de uma onda de críticas por causa da descrição dada a uma personagem.

Anúncios

Tudo começou quando a fundadora do site de acessibilidade de jogos Can I play That?, Courtney Craven, apontou a descrição dada à personagem Eorforwine, cujo rosto possui marcas e queimaduras. Segundo Courtney, a descrição apresenta capacitismo, que é a discriminação com pessoas portadoras de deficiência e o estabelecimento de padrões físicos considerados bonitos ou normais. A descrição de Eorforwine diz:

“Tendo se queimado horrivelmente em um acidente na infância, Eorforwine é aterrorizada pela ideia de que alguém verá seu rosto desfigurado. Ela revive sua fúria com explosões de violência.”

Anúncios

Segundo Courtney Craven e alguns apoiadores, o chamado capacitismo está presente justamente na informação “rosto horrivelmente desfigurado:

“É absolutamente inaceitável falar sobre diferenças faciais dessa forma. Escritores de video games e semelhantes precisam fazer melhor.”

Escreveu craven em post no twitter

A Ubisoft, responsável por Assassin’s Creed: Valhalla, respondeu as críticas dizendo:

“Muito obrigado por apontar isso- nos desculpamos por termos reforçado capacitismo involuntariamente através dessa linguagem. Iremos remover essa descrição em uma atualização futura.”

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s