Dossiê| Tudo sobre Ben Tennyson, o Ben 10

Dossiê| Tudo sobre Ben Tennyson, o Ben 10

Hoje no nosso Dossiê trazemos algumas curiosidades e fatos sobre um dos personagens mais famosos da última década, centro de uma verdadeira febre que arrebatou a garotada e fez muito marmanjo desejar possuir o Omnitrix. Apresentando o arquivo 002 do Dossiê, Ben 10!

1. Uma ideia brilhante!

Ben 10 é uma franquia de desenhos animados criada em meados de 2005 pelo grupo Man of Action, formado por Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle, e produzida pelo canal Cartoon Network. A franquia apresenta um jovem garoto de 10 anos chamado  Benjamin Kirby Tennyson, mais conhecido como Ben, que encontra um dispositivo alienígena chamado Omnitrix e mergulha em uma aventura atrás da outra juntamente com seu avô Max e sua prima Gwen.

2. Uma arma muito poderosa!

O ponto alto de Ben 10, obviamente, são os seus alienígenas armazenados no Omnitrix, cada um pertencente a uma raça distinta de aliens originária de longínquos planetas apresentados pouco a pouco durante as séries animadas. Entre os alienígenas mais famosos estão o Quatro Braços, um tetramandos com mais de três metros de altura e músculos superdesenvolvidos nos quatro membros superiores; o grandão Ernomossauro, Chama– um pyronita com habilidades pirocinéticas e rochacinéticas- e Diamante. Mas uma coisa que não se pode negar é que praticamente todos os alienígenas de Ben Tennyson tem sua parcela de fãs e importância nas batalhas travadas pelo herói, uma vez que cada um tem uma habilidade específica.

Outro alien muito conhecido pelos fãs é o chamado Alien X, o décimo alienígena do Omnitrix com poderes praticamente imensuráveis, podendo manipular tempo, espaço e matéria, literalmente, com um pensamento. O poder do Alien X é tão grande que os fãs o equiparam com personagens superpoderosos de outros universos, como o Dr, Manhattan da DC Comics. A única desvantagem do uso desse personagem é que, para que ele atue, Ben precisa convencer as entidades por trás do alien, Serena e Bellicus, uma espécie de juízes com poder de decidir se a causa do herói é justa e se de fato o Alien X deve agir. Por isso, Ben recorre a ele apenas em situações realmente extremas.

3. Parceiros superpoderosos!

Ben Tennyson sem dúvida é o grande herói da franquia que leva o seu nome, porém nem de longe atua sozinho, sempre contando com parceiros valiosos em sua luta contra os vilões que aterrorizam as galáxias. Na série original, lançada em 2005, o jovem herói, ainda no início de sua jornada, conta com a ajuda de seu avô Max e sua prima Gwen. Max é um encanador aposentado; Encanadores são um grupo de combatentes que protegem a Terra de ameaças extraterrestres. Já Gwen é o contra-ponto de Ben, sempre discutindo com ele, mas jamais o deixando em sua jornada; ela também possui poderes originários de uma força mágica chamada Mana, que seria uma energia fundamental presente em todos os seres vivos.

Na segunda série animada da franquia, Força Alienígena, que se passa cinco anos após a série original, Ben e Gwen também contam com a ajuda de um antigo inimigo, Kevin Ethan Levin, capaz de absorver matéria como pedra, metal, diamante, entre outros e modificar o próprio corpo através desses elementos. Em Omniverse, quando as coisas começam a mudar e incomodar os fãs, Ben 10 ganha um novo parceiro, o jovem encanador Rook Blonko.

4. Vilões também são importantes!

Diferentemente de outras animações de sucesso, Ben 10 não conta com uma grande galeria de vilões, ao menos não vilões marcantes, mas existem aqueles que se destacam e de fato marcam a trajetória do herói. Entre eles estão o próprio Kevin na série original, que chega a absorver as habilidades de todos os dez aliens principais de Ben e dá bastante trabalho até mudar de lado; Vilgax que é sem dúvidas o maior antagonista, aparecendo já no primeiro episódio e perseguindo o jovem Tennyson buscando possuir o Omnitrix; a feiticeira Encantris, o Dr. Animal e a versão maligna de Ben com seu próprio Omnitrix, o Albedo.

Em “Ben 10: Omniverse” um dos principais antagonistas é Khyber, o Caçador, um mercenário intergalático que se auto-nomeia o maior caçador do universo e decide colocar Ben em sua lista de vítimas.

5. Os tempos mudaram, e Ben 10 também!

As três primeiras séries de Ben 10 (Ben 10, Força Alienígena e Supremacia Alienígena) foram sem sombra de dúvidas um grande sucesso, entregando tramas bem interessantes que prendiam a atenção do público e agradavam a maior parte dos fãs do herói que foi crescendo juntamente com as crianças que o acompanhavam. Mas no segundo semestre de 2012, outubro de 2013 aqui no Brasil, estreou a nova versão da trama que, apesar de não ser um reboot e buscar continuar o legado da trilogia original, mudou completamente o traço artístico do desenho e também boa parte do enredo. Em Omniverse, como já pincelado anteriormente, Ben Tennyson ganha um novo parceiro, Rook, e também novos alienígenas, mas as coisas começam a dividir os fãs e gerar críticas, principalmente em relação ao traço do desenho, bem mais simples e até preguiçoso que os primeiros. Essa série, apesar de tudo, dura cerca de dois anos e conquista novos seguidores e apoiadores, mesmo decepcionando os fãs da série original de 2005.

É em 2016 que o caldo entorna de vez e Ben 10 acompanha uma tendência da Cartoon Network, que buscou modernizar suas animações e adaptá-las aos novos tempos e às crianças mais conectadas. Nessa nova série, um reboot completo, a história fica bem mais simplificada e infantil, adotando traços ainda menos trabalhados que os de “Omniverse” e transformando tudo em uma espécie de show, com episódios mais isolados, piadas e referências ao mundo real. Esse novo Ben 10 é mais inocente e infantil, tal como todos os personagens da animação, e não entrega tramas aprofundadas e lutas visualmente encantadoras como os antecessores, o que simplesmente revolta os fãs do personagem, agora jovens adultos. Mas fica óbvio que a intensão desse reboot nunca foi agradar a base de fãs das séries originais, mas sim apresentar o personagem às crianças dos dias de hoje, consideradas mais conectadas e menos concentradas que as de anos atrás, ou seja, ou os viúvos que se conforme com a mudança.

6. Uma galinha dos ovos de ouro!

Apesar de tudo, a franquia do garoto capaz de se transformar em alienígenas continua arrecadando milhões mesmo depois de tantos anos. Entre brinquedos, roupas, calçados e muitos outros artigos baseados nas animações, diz-se que Ben 10 já arrecadou mais de 2 bilhões de dólares e vendou mais de 100 milhões de brinquedos ao redor de todo o mundo.

Nos tempos dourados da franquia, praticamente todos os meninos tinham um brinquedo ou acessório do personagem e o tema das festas de aniversários era praticamente certo: Ben 10!

7. Ben 10 multiplataformas!

A franquia, logicamente, não se limitou apenas às séries animadas, Ben 10 também ganhou filmes animados e até mesmo um live-action em meados de 2009, mas a versão com atores reais não agradou público e crítica e muitos preferem fingir que ela jamais aconteceu. Outro mercado que o herói do Omnitrix se aventurou e deu muito certo foi no universo dos games, quem não jogou Ben 10: Ultimate Alien no PlayStation 2? Nostalgia pura!

[EXTRA] Heróis unidos!

Um dos crossovers mais marcantes das animações sem dúvidas foi Ben 10 & Mutante Rex: Heróis unidos, que foi ao ar no Brasil em fevereiro de 2012 no SBT, a casa de ambos os personagens na televisão aberta por aqui. No episódio especial de “Mutante Rex”, uma série que acompanha o jovem Rex em um mundo repleto de criaturas monstruosas conhecidas como EVOs aprendendo a lidar com seus poderes, vemos Ben 10 fazendo uma participação superespecial e ajudando-o a lidar com uma grande ameaça. Nesse crossover épico, os heróis chegam a combinar seus poderes, muito legal!

Enfim, Ben 10 é um dos heróis mais influentes e marcantes na nossa memória, deixando de lado Marvel e DC Comics, e apesar de altos e baixos, comuns na história de qualquer personagem ou franquia, permanece firme na nossa memória afetiva, conquistando também essa nova geração se espectadores e atendendo os novos gostos de uma sociedade em constante transformação. Sucesso é para poucos, e com certeza Ben Tennyson está entre esse seleto grupo de felizardos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s